Total de visualizações de página

sexta-feira, 27 de maio de 2011

LIVRO VIRTUAL


Em 19 de Maio de 2011 foi finalizado e postado no ISSUU o livro virtual que teve como matéria prima textos dos alunos dos 1° Anos C, D, F e G da E.E.F.M Arsênio Ferreira Maia, com a participação valiosa da professora de Língua Portuguesa, Elizângela Rodrigues, que não mediu esforços para que esse projeto acontecesse. 
Confira o prefácio do livro escrito pela professora Elizângela. 
“Por meio desta leitura você entrará em contato com diversos textos dentro da mesma temática: O Preconceito. Este livro é resultado da parceria entre o professor do Laboratório de Informática, José Evânio e a professora de Língua Portuguesa, Elizângela Rodrigues, da Escola de Ensino Fundamental e Médio Arsênio Ferreira Maia, de Limoeiro do Norte, Ceará. Diante da resistência, dificuldades e limitações apresentadas pelos alunos com a modalidade escrita da língua desenvolveu-se este projeto. Inicialmente foi feita uma votação com os alunos dos 1° Anos do Ensino Médio, para a escolha do tema, sobre o qual eles gostariam de escrever, O referido tema foi o mais votado. A partir de então foi feita, pela a professora, a leitura de um texto que serviu de base para as discussões e gerou subsídios para que os alunos pudessem fazer suas produções. Eles escreveram em duplas, sob a orientação da professora, num total de 296 alunos, distribuídos em sete salas de aula. Os estudantes se entusiasmaram com a possibilidade de ter o seu texto selecionado para fazer parte de um livro virtual. Foi gratificante acompanhá-los durante a digitação dos textos. Anteriormente, os alunos foram informados sobre o trabalho do LEI, sua importância e foram  incentivados a participarem  deste projeto. Após a digitação veio o trabalho de correção e seleção dos textos. É verdade que a qualidade deles não é tão boa, como também é verdade que aspectos como originalidade e criatividade devem ser considerados e valorizados, na produção textual, além dos aspectos ligados à convenção da escrita, da gramática e aos padrões de textualidade. Esta foi a primeira produção do ano de 2011, logo, se a professora exigisse demais, travaria a iniciativa dos alunos. É claro que todos os critérios necessários à boa produção textual serão trabalhados e cobrados, ao longo do ano e do Ensino Médio. Por enquanto, fica a nossa satisfação em ver nossos alunos se expressando de forma escrita, buscando argumentos na História, na Geografia, na Sociologia..., para incrementar e justificar suas idéias. O resultado deste trabalho é o fluir da escrita, de forma prazerosa e estimulante, aliada à informática e à internet. Os textos não selecionados servirão de corpus para prosseguirmos nossas aulas de produção textual. Quero destacar ainda a inclusão de alunos surdos neste projeto, que tiveram, com a ajuda da professora intérprete, Lucinete, a oportunidade de se expressar sobre o tema e nos permitiram ler o que eles pensam sobre o tema trabalhado. Esperamos que gostem da leitura e dos diferentes enfoques dados ao tema nas produções que seguem”.
Elizângela Rodrigues

quinta-feira, 26 de maio de 2011

Dia do Desafio / 2011

-->
Na última quarta-feira do mês de maio de todo ano acontece o Dia do Desafio. Este evento é mundial, e tem como objetivo incentivar a prática regular de atividades físicas. Assim como várias cidades do Brasil e do mundo, Limoeiro do Norte também mobilizou seus profissionais de Educação Física nesse dia tão importante para a saúde mundial e a EEFM Arsênio Ferreira Maia através de suas professoras de Educação Física, Ívina Aires e Adelina Freitas desenvolveram atividades físicas com alunos durante todo o dia nas dependências da escola.
Neste dia, duas cidades de diferentes partes do mundo seguem competindo durante o dia todo, e ao final desde mesmo dia verifica-se qual cidade praticou mais atividades físicas. Este ano iremos competir com a cidade Mexicana de Salto D`Água, que possui uma população equivalente a de Limoeiro do Norte. Segundo informações do site do SESC e organizadores do evento, "O Dia do Desafio é promovido mundialmente pela TAFISA (The Association dos International Sport for All), e no Brasil é coordenado pelo SESC/SP e organizado pelos departamentos regionais do SESC em todo o País em parceria com prefeituras municipais e diversos agentes mobilizadores locais”.
O movimento teve origem no Canadá, em 1983, quando, durante um rigoroso inverno, o prefeito de uma cidade convocou os moradores a saírem de suas casas em um determinado dia e horário para dar a volta em torno do quarteirão. A idéia teve seqüência e começou a ser praticada anualmente em um número cada vez maior de cidades. No Brasil, começou a ser realizada pelo SESC/SP em 1997.
A Coordenadora dos Professores de Educação Física de Limoeiro do Norte, Ângela Patrícia Carvalho, junto à Prefeitura Municipal, contou com a participação de todos os nossos atletas, assim como de toda a sua equipe para ajudar na conquista de mais uma vitória para o nosso município.

terça-feira, 24 de maio de 2011

Enem de 2011

                                         http://www.sitedoenem.org/

Inscrições estão abertas e vão até 10 de junho; provas em 22 e 23 de outubro

Estão abertas, a partir desta segunda-feira, 23, até 10 de junho, as inscrições para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) de 2011, que terá provas nos dias 22 e 23 de outubro. As inscrições devem ser feitas pela internet.

A taxa de inscrição, de R$ 35 deve ser paga até 13 de junho, no Banco do Brasil. Estão isentos os estudantes matriculados e cursando o último ano do ensino médio (concluintes) em instituições públicas de ensino. Também pode pedir a isenção o estudante integrante de família de baixa renda ou em situação de vulnerabilidade financeira, conforme o Decreto nº 6.135, de 26 de junho de 2007.

O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (Inep), responsável pela realização do Enem, adverte sobre a importância de o estudante, ao fazer a inscrição, prestar informações verdadeiras e exatas, para não correr o risco tê-la cancelada. Ao ter acesso à página de inscrição no Enem, o estudante deve informar os números do cadastro de pessoa física (CPF) e do documento de identidade (RG). Após informar esses dados, verá uma tela com dados pessoais — nome completo, nome da mãe e sexo —, resgatados diretamente do banco de dados da Receita Federal. Se houver informação incorreta, o candidato deve pedir a correção à Receita. Após confirmar os dados, é necessário preencher outras informações pessoais, como cor e raça e endereço, todas obrigatórias. Dados como telefone e e-mail são opcionais, mas serão necessários em caso de perda da senha de acompanhamento. Todos os dados informados devem ser do candidato, mesmo que seja menor de idade.

Especial — Na mesma página eletrônica, o estudante deve dizer se há ou não necessidade de atendimento especial. Se precisar desse atendimento, tem de indicar a deficiência ou a condição em que se encontra. É fundamental, ainda, informar se professa religião que guarda os sábados ou se estuda em classe hospitalar.

No campo seguinte da página, cabe indicar a opção de língua estrangeira (inglês ou espanhol) e escolher o estado e o município em que pretende fazer a prova. Após a escolha, aparecerá a opção de senha, que será usada para o acompanhamento da inscrição, obtenção dos resultados e inscrição no Sistema de Seleção Unificada (Sisu) e no Programa Universidade para Todos (ProUni). Após esse processo, o candidato confirmará se a língua estrangeira e a cidade estão corretas.

Na próxima etapa, o candidato precisa informar a situação escolar. Se já tiver concluído o ensino médio, indicará em que ano e a modalidade de ensino (regular, educação de jovens e adultos ou educação especial). Se estiver cursando o último ano, informará se a escola em que estuda é pública ou particular, a série e a modalidade de ensino.

Certificação — Se o candidato estiver fazendo prova para obter a certificação de conclusão no ensino médio, precisa dizer se já cursou a educação de jovens e adultos e em qual estado e instituição pretende se certificar — para obter certificação pelo Enem, o candidato deve ter, no mínimo, 18 anos completos. A mesma opção aparecerá para os candidatos que ainda estão estudando, mas concluirão os estudos após 2011, e para aqueles que não estão estudando nem cursando o ensino médio.

Questionário — O questionário socioeconômico, desde o ano passado, tem de ser respondido no momento da inscrição, após o candidato concluir as etapas anteriores. Assim que terminar de responder o questionário socioeconômico, o estudante deve conferir as informações prestadas. Caso haja correções, terá de concluir o processo e voltar à página inicial.

Para confirmar a inscrição, o candidato fará opções entre gerar boleto ou declarar carência. No primeiro caso, é necessário imprimir o documento e pagar a taxa em qualquer agência do Banco do Brasil, dentro do prazo de vencimento — até 13 de junho. O comprovante de inscrição estará acessível no sistema eletrônico do Enem até três dias úteis após o pagamento do boleto. Já o cartão de confirmação será enviado ao endereço informado pelo candidato no momento da inscrição — o número de acompanhamento estará acessível no sistema.

CPF — Os candidatos de qualquer idade que ainda não têm o CPF devem fazer logo o pedido em agências do Banco do Brasil, da Caixa Econômica Federal ou nos Correios. A taxa é de R$ 5,70. Quem estiver fora do país pode apresentar o pedido nas representações diplomáticas, sem custos. Os pedidos de órgãos da administração pública, em razão da incapacidade do comparecimento da pessoa física, caso dos órgãos carcerários, devem ser feitos diretamente na Receita Federal. Após o pedido e o pagamento, o número do CPF estará disponível para consulta em até 48 horas, na página da Receita Federal.

Mais informações sobre as provas do Enem, passo a passo, na página do Inep.


http://portal.mec.gov.br/index.php?option=com_content&view=article&id=16645

segunda-feira, 16 de maio de 2011

DIA DAS MÃES


No dia 07 de maio de 2011, um sábado letivo na E. E. F. M. Arsênio Ferreira Maia, foi comemorado o dia das mães em um clima de muita descontração, com muitas brincadeiras, participação de alunos, professores, funcionários e do núcleo gestor. Também houve nessa ocasião sorteios de brindes, um delicioso lanche para todos que estavam presentes e homenagem às mães por parte de alguns alunos da escola. No LEI  II – Laboratório Educacional de Informática – as alunas Larissa Nogueira Freire e Mikelly de Lima Farias,ambas  do 1° Ano B da Manhã, exibiram no data show, uma apresentação feita no power point, produzida por elas, com assessoria do professor Lima Junior e sob a coordenação de José Evânio.