Total de visualizações de página

quinta-feira, 17 de maio de 2012

XIV de Geografia


O Curso de Geografia da Faculdade de Filosofia Dom Aureliano Matos (FAFIDAM) está promovendo a XIV Semana de Geografia com o tema “Para Pensar o Mundo Contemporâneo”, gerando a discussão sobre as possibilidades que a Geografia tem para colaborar com a sociedade como a formação de espaços de reflexão sobre desafios e avanços da ciência geográfica e também a socialização de experiências de atuação da Geografia no Baixo Jaguaribe e outras áreas do semi-árido, oportunizando a participação dos demais cursos da Fafidam, escolas e comunidade. Assim, espera-se que seja um evento que promova momentos de divulgação de pesquisas acadêmicas e de interdisciplinaridade entre as ciências.

Postagem: José Evânio
Coordenador do LEI II

sexta-feira, 4 de maio de 2012

Crack, fique distante dessa droga !!!

 O consumo do crack pode causar impactos profundos nas relações sociais e familiares do usuário. Quando o uso da droga se torna frequente, a pessoa deixa de sentir prazer em outros aspectos da vida, como o convívio com parentes e amigos. Toda a dinâmica familiar e social é afetada por esse comportamento, fragilizando os relacionamentos.
Segundo a psicoterapeuta familiar Eroy Silva, da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp), o uso abusivo do crack está associado ao isolamento, perda ou afastamento do trabalho, estreitamento do repertório social e problemas familiares como separações conjugais, deterioração da convivência e isolamento. “O usuário se afasta do círculo familiar e dos amigos e passa a maior parte do tempo sozinho consumindo a droga ou com pessoas que também fazem o uso. As relações são caracterizadas mais pelo consumo coletivo da droga do que por vínculos afetivos”, afirma.
No casal, a relação de cumplicidade e o cuidado com o relacionamento deixam de existir - a droga passa a ser o centro das atenções. “O usuário de crack não consegue se organizar, ter ritmo, ser constante. Além disso a depressão e a angústia o impedem de cuidar de outros e mesmo de estabelecer relações estáveis”, explica a psicóloga Raquel Barros, da ONG Lua Nova.
Neste sentido, o resgate das relações de apoio e/ou dos vínculos familiares é aspecto importante para o tratamento e a reinserção social do usuário.
O uso do crack tende a fragilizar todas as pessoas que fazem parte da vida do dependente e sentimentos como desespero, angústia e medo acabam por permear as relações familiares. “Diante da droga, muitas famílias acabam se escondendo e se culpando, pois têm de enfrentar mais problemas do que aqueles que já estão habituados a encarar. É um movimento que gera mais fragilidade e impotência e reforça ainda mais o espaço da droga na vida das pessoas”, acredita.
Ela ressalta, entretanto, que essas situações são muitas vezes causa e conseqüência do uso da droga. “Em relações frágeis, o uso do crack acaba potencializando a fragilidade e acentuando ainda mais as dificuldades que já existiam”, diz.
Por essas e outras mazelas causadas pelas drogas lícitas ou ilícitas, estamos concietizando sempre nossos jovens alunos da EEFM Arsênio Ferreira Maia para estarem atentos a esse grande mal que, iniciado esse  caminho, a volta é muito dolorosa, ou quase sempre nem existe volta.


Fonte: http://www.brasil.gov.br/enfrentandoocrack/home

Foto: http://blogmundopossivel.com.br/?p=3035 

Postagem e adaptação: José Evânio  - Coordenador do LEI II

 

TV ESCOLA - Nova Série

 

 

Os museus preservam entre suas paredes arte e história, novo e antigo, moderno e clássico. A série Conhecendo Museus, lançada nesta quinta-feira, 3, às 20 horas, no Espaço Parlamundi da Legião da Boa Vontade, em Brasília, transporta o espectador em um passeio por 52 museus brasileiros.

Realizada em coprodução entre a TV Escola do Ministério da Educação, Empresa Brasil de Comunicação (EBC), Fundação José de Paiva Netto (FJPN) e o Instituto Brasileiro de Museus (Ibram) do Ministério da Cultura, a série Conhecendo Museus terá 52 episódios de aproximadamente 30 minutos. Cada capítulo apresenta detalhes da vida de personagens singulares e notórios, e mostra objetos, obras de arte e documentos que fazem parte da memória brasileira.

Com uma linguagem moderna e ágil, que busca um diálogo direto com o público, as visitas aos museus são guiadas pela câmera que percorre salas, espaços e corredores como um visitante faria. A série mostra museus como lugares onde a cultura, história e a arte são elementos de aprendizado e reflexão.

Conhecendo Museus surgiu a partir de um conjunto de 15 documentários sobre museus de Minas Gerais, São Paulo e Rio de Janeiro que serviram como material de apoio didático nas escolas do Programa Mais Educação.

O episódio de estreia apresenta o Museu do Futebol, localizado no estádio do Pacaembu, em São Paulo, que será exibido pela TV Brasil na próxima terça-feira, 8. Na sequência, serão exibidos os programas sobre o Museu de Arte Moderna (RJ), no dia 15, o Museu Comunitário Lomba do Pinheiro (PR), dia 22, e o Museu das Bandeiras (GO) no dia 29 de maio.

Todos os programas serão veiculados pela TV Brasil-EBC e, a partir do segundo semestre de 2012, na TV Escola-MEC.  

 

 

Fonte: http://portal.mec.gov.br/index.php 

Foto: http://educa-tube.blogspot.com.br/2010/12/tv-escola-o-canal-da-educacao-mec.html

Postagem e adaptação: José Evânio - Coordenador do LEI II