Total de visualizações de página

terça-feira, 3 de dezembro de 2013

O Spaece na EEFM Arsênio Ferreira Maia


O Governo do Estado do Ceará, por meio da Secretaria da Educação (SEDUC), vem implementando, desde 1992, o Sistema Permanente de Avaliação da Educação Básica do Ceará – SPAECE, esse evento foi realizado na EEFM Arsênio Ferreira Maia de Limoeiro do Norte no dia 03 de dezembro de 2013 no turno da manhã e no turno da tarde com uma participação satisfatória dos alunos regularmente matriculados. O Spaece caracteriza-se como avaliação externa em larga escala que avalia as competências e habilidades dos alunos do Ensino Fundamental e do Ensino Médio, em Língua Portuguesa e Matemática. As informações coletadas a cada avaliação identificam o nível de proficiência e a evolução do desempenho dos alunos. Realizada de forma censitária e universal, essa avaliação abrange as escolas estaduais e municipais, utilizando testes, com itens elaborados pelos professores da Rede Pública, tendo como orientação os Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN) do Ministério da Educação (MEC) e os Referenciais Curriculares Básicos (RCB) da Seduc. São aplicados, também, questionários contextuais, investigando dados socioeconômicos e hábitos de estudo dos alunos, perfil e prática dos professores e diretores.



Postagem: José Evânio
Fotos: José Evânio
Fonte: http://www.spaece.caedufjf.net/o-programa/
Texto com adaptação; José Evânio

sexta-feira, 29 de novembro de 2013

Oficina sobre a TV Escola


No dia 26/11/2013, terça-feira, durante o planejamento geral, os coordenadores dos LEI´s da EEFM Arsênio Ferreira Maia, Evanildo e Evânio, ministraram mais uma oficina, desta vez, sobre a utilização de vídeos da TV Escola, dando prosseguimento ao processo de formação para professores de sala de aula. A oficina teve como resumo o tema sobre o site da TV Escola que foi implantado pelo MEC e consiste na iniciativa de reunir em um só local na web um conjunto de recursos de multimídia como videoteca, dicas pedagógicas, impressos e interação onde o usuário pode ter acesso para se comunicar com o site. Na oficina foi enfatizado a importância de se trabalhar o material pedagógico disponibilizado na TV Escola e mostrado nos computadores para os professores os recursos para estudo, notícias educacionais e além de tudo isso, as ferramentas colaborativas para criação de aulas com objetivo de melhorar a aprendizagem do aluno e também as sugestões de aulas que se apresentam como uma forma de compartilhamento de ideias para que outros professores possam elaborar suas aulas, e serem protagonistas de boas experiências ou atividades desenvolvidas nas escolas com o uso das mídias.


Postagem
José Evânio 
Evanildo Pitombeira


quarta-feira, 13 de novembro de 2013

Oficinas do PIBID de Letras com apoio dos LEIs


Está acontecendo na escola Arsênio Ferreira Maia desde o mês de outubro, oficinas voltadas para os alunos da escola toda segunda e sexta feira. Essas oficinas tem com objetivos fazer os alunos adquirir conhecimento na prática em gêneros textuais como entrevista, conto, dicionário, folder, seminário e blog. Os responsáveis em ministrar esse evento são os bolsistas do PIBID de Letras da UECE - Fafidam com a coordenação da professora Kátia e sob a supervisão do professor Evânio.

Postagem: José Evânio
Criação do Folder: Equipe do Pibid de Letras

segunda-feira, 21 de outubro de 2013

EEFM Arsênio Ferreira Maia fez 'aulão' preparatório sobre o Enem para seus alunos


Os estudantes da EEFM Arsênio Ferreira Maia que irão fazer o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) poderam participar de uma aula preparatória gratuita nesta quinta 17, das 19h às 21h na quadra da escola com o professor José Lima. Além do aulão, os alunos também tiveram acesso a simulados e aulas com dicas sobre os temas abordados no exame. O objetivo foi esclarecer dúvidas e revisar os principais assuntos abordados na prova, como ciências da natureza, ciências humanas, linguagens e códigos, matemática, atualidade e redação.
O Enem 2013 será aplicado nos dias 26 e 27 de outubro, a partir das 13h (horário de Brasília) em todo o país. Lembramos que a prova é composta por 180 questões de múltipla escolha e uma redação.
No primeiro dia de prova, no sábado 26, as perguntas serão de ciências da natureza e humanas, cada uma com 45 questões. No domingo 27, os candidatos serão avaliados em matemática e linguagens, cada uma com 45 questões, e também terão que fazer a redação com o tema dado.

Postagem: José Evânio
Fotos: Erison e Everaldo
 

sexta-feira, 6 de setembro de 2013

EEFM ARSÊNIO FERREIRA MAIA – 48 ANOS


Neste dia 5 de setembro de 2013 foi uma festa na escola, com uma movimentada gincana durante os turnos da manhã e tarde com grande participação de alunos e professores, apresentação do cantor Edilânio Teclas, ex-aluno da escola e que culminou com um bonito desfile de alunas belissimas da escola concorrendo ao título da Garota Arsênio que teve como vencedora a aluna Shirley Lima Silva do 1º D do turno da tarde. Parabéns Gestão, Professores, Funcionários, Alunos, enfim... Parabéns FAMÍLIA ARSÊNIO!
Os nossos mais sinceros votos e anseios que essa casa de educação continue trilhando os caminhos da formação de adolescentes, que com certeza, formarão a sociedade justa, equilibrada e ética que se almeja edificar para nossa sociedade. A dedicação em se oferecer uma educação de qualidade, manifesta-se nas coisas mais simples que nos propomos a fazer e o que nos move a cada dia, é a vontade, o desejo, o sonho em oferecer aos nossos alunos o que há de melhor na área educacional. Não poderíamos deixar de parabenizar, neste 05/09/2013 a todos os nossos colegas de trabalho, nossos ex-professores, todos aqueles que fizeram parte desta família e, parabenizar de uma forma ainda mais especial ao Diretor Everaldo Pereira, a Coordenadora Vilmária, ao Coordenador Maurício e ao Secretário Heládio que fazem parte do Núcleo Gestor e fazem um excelente trabalho para a comunidade escolar. Parabéns Escola Arsênio Ferreira Maia, pelos seus 48 anos de existência!

Shirley Lima Silva - Garota Arsênio 2013

Postagem: José Evânio
Coordenador do LEI II
Arsênio Ferreira Maia
Foto/Garota Arsênio: Aluno Jefesson 

segunda-feira, 5 de agosto de 2013

A Internet Na Escola


O uso da Internet na escola é exigência dos dias atuais, isto é, da nova realidade educacional e cultural que surgem com a interconexão mundial de computadores. Esta novo espaço de sociabilidade, de organização, de informação, de conhecimento, está cada vez mais presente nas nossas escolas. A educação não pode estar alheia a este novo contexto socioeconômico-tecnológico, cuja característica principal está na informação digitalizada como nova infraestrutura básica, como novo modo de produção. O computador e a Internet são as ferramentas indispensáveis diante dessa realidade e dão o tom da nova lógica comunicacional. É cada vez maior o número de pessoas cujo trabalho é informar on-line, cada vez mais pessoas dependem dessas informações on-line para trabalhar. A economia assenta-se na informação on-line. As entidades financeiras, as bolsas, as empresas nacionais e multinacionais dependem dos novos sistemas de informação on-line. A educação on-line ganha adesão nesse contexto e tem aí a perspectiva da flexibilidade e da interatividade próprias da Internet. Se a escola não inclui a Internet na educação das novas gerações, ela está na contramão da história, alheia ao seu tempo e, criminosamente, produzindo exclusão social ou exclusão da cibercultura. Por isso a EEFM Arsênio Ferreira Maia investe nessa área visando à aprendizagem dos seus alunos também nesse aspecto, pois sabemos que, quando o professor convida o aluno para o Laboratório Educacional de Informática, ele não apenas lança mão da nova mídia para potencializar a aprendizagem de um conteúdo curricular, mas contribui pedagogicamente para a inclusão desse aprendiz na cibercultura. Mas o que é Cibercultura? Diz respeito ao modo de vida e de comportamentos assimilados e transmitidos na vivência histórica e cotidiana marcada pelas tecnologias informáticas, mediando à comunicação e a informação via Internet.

Postagem: José Evânio em adaptação ao texto de Marco Silva
Fotos: José Evânio
Coordenador do LEI II