Total de visualizações de página

quarta-feira, 29 de agosto de 2012

Jogos Eletrônicos Podem Auxiliar Nos Estudos

Jogos para videogames, computadores e celulares podem auxiliar no processo de aprendizagem escolar, mas devem evitar o tom muito didático, pois isso pode afastar o interesse dos alunos. “Os jogos comerciais oferecem um cenário muito interessante para a construção de aprendizagem, mas se a tentativa é usar os jogos só para ensinar ele vira uma coisa chata. O aluno joga uma vez e não joga mais”, afirmou Luciano Meira, professor de psicologia da UFPE (Universidade Federal de Pernambuco) e colaborador da OJE (Olimpíada de Jogos Digitais e Educação).

Meira acredita que o uso dos jogos serve para iniciar conversações entre alunos e entre alunos e professores sobre conteúdos da escola. Ele cita como exemplo os jogos desenvolvidos pela OJE, que usam a mecânica clássica dos games, mas com temáticas relacionadas aos estudos. “Os meninos adoram jogos de tiro, é uma mecânica clássica. Nós temos um jogo de tiro, mas, no nosso caso, a gente não atira nem em zumbi, atiramos em bactérias que estão atacando e destruindo o corpo humano. É um jogo de guerra, só que dentro do organismo. O aluno faz uma imersão pelos sistemas, como o circulatório e o nervoso, e isso inspira e familiariza o estudante com imagens da representação científica”, contou Meira.
Os Laboratórios Educacionais de Informática da nossa Escola trabalha também nessa perspectiva, pois durante o ano letivo, sempre estamos utilizando os objetos educacionais e nota-se um interesse muito grande nesses jogos educativos, por parte dos alunos.

Suellen Smosinski




Postagem e adaptação: José Evânio
Coordenador do LEI II


sexta-feira, 10 de agosto de 2012

Utilizando o Hagaque











Oi, Pessoal!

Hoje vou deixar aqui no Blog do LEI II, uma maneira muito interessante e divertida de trabalhar através de Histórias em Quadrinhos.


Todos conhecem o caráter lúdico das histórias em quadrinhos (HQs) e muitos a consideram uma forma de arte. Além de entreter, as HQs podem auxiliar no processo de ensino-aprendizagem dos mais diversos conteúdos, como geografia, matemática, história, português e língua estrangeira, além de ser uma excelente ferramenta para o trabalho com alunos.

Baseado nestas características positivas das HQs, surgiu a proposta de desenvolvimento do software Hagaque, um editor de histórias em quadrinhos com fins pedagógicos.

O HagáQuê foi concebido de modo a facilitar o processo de criação de uma história em quadrinhos por qualquer pessoa, mesmo que ainda seja inexperiente no uso do computador, mas com recursos suficientes para não limitar sua imaginação. E, como resultado do crescente uso , o software vem passando por um processo de redesign visando melhorar sua acessibilidade. O software foi desenvolvido pelo grupo de pesquisa do Núcleo de Informática Aplicada à Educação (Nied) da Unicamp/SP, é gratuito e pode ser baixado no computador para uso off-line.
O endereço é http://www.hagaque.cjb.net/
Nessa atividade iremos sugerir uma forma interessante de estimular a escrita, leitura e desenvolver a formação cidadã no aluno, através do Hagáquê.

Metodologia:

Os alunos pesquisam na internet sobre "Educação Fiscal" e suas principais vantagens em exigir a nota fiscal .
Assistem vídeos sobre o assunto.
Produzem suas histórias em grupo.
Objetivos:

Desenvolver o hábito de ler e despertar o interesse do aluno para exigir  os seus direitos.
Desnvolver habilidades de escrita, atavés da produção de textos.
Capacitar os alunos para utilização das ferramentas do software.

Durante o início  da atividade, no mês de Agosto , os alunos mostraram-se bastante motivados. A maioria está gostando de criar suas histórias em quadrinhos, achando a tarefa divertida e interessante. 



As histórias serão impressas e expostas em uma sala da Escola, por ocasião da Amostra de Informática, que será realizada em Outubro. Esperamos que os objetivos propostos sejam alcançados, mostrando que as tecnologias quando utilizadas com a finalidade de desenvolver saberes significativos pode ser uma excelente ferramenta! 




Fonte: http://juliana-tecnologianaeducacao.blogspot.com.br/2009/07/oi-pessoal-hoje-vou-deixar-aqui-no-blog.html
Adaptação de texto e postagem:
José Evânio 
Coordenador do LEI II

sexta-feira, 3 de agosto de 2012

Objetos Educacionais de Aprendizagem

Alunos e professores do Arsênio utilizando as novas tecnologias


Os objetos de Aprendizagem são recursos digitais que servem de ferramenta pedagógica para o professor. Eles são desenvolvidos por grupo de alunos, professores, pesquisadores e o seu uso em sala de aula, através do Laboratório Educacional de Informática, permite instigar a curiosidade dos estudantes e lançar desafios que estimulem o raciocínio. Encontramos objetos de aprendizagem para várias disciplinas, mas o que precisamos realmente reavaliar são as práticas tradicionais que tem se mantido, mesmo com a utilização de novas tecnologias. É necessário contextualizar o trabalho pedagógico desenvolvido e embasá-lo em um planejamento coerente e com objetivos claros.
É nesse aspecto que a  EEFM ArsênioFerreira Maia desenvolve projetos voltados para os alunos e neste mês de agosto vamos trabalhar os objetos educacionais de aprendizagem juntamente com os professores e alunos, visando aprimorar os conhecimentos aliado ao uso da tecnologia.
"A expressão objetos de aprendizagem pode ser entendida como recursos digitais que apresentam atividades multimídia, interativa, na forma de animações e simulações. São configurados como blocos de conteúdo educacional que podem apresentar uma certa independência, mas isso não pressupõe que não possam ser articulados a outros objetos. Esta configuração contribui, quando inserida numa proposta pedagógica, para romper com a ideia de construção de conhecimento numa perspectiva linear."

Os objetos de aprendizagem podem ser empregados pelo professor para:
Contextualização do tema curricular por meio de uma situação-problema.

Para os alunos, os objetos permitem:
Observação do fenômeno
Interação com a situação-problema
Interferência nos resultados observados

Repositórios de objetos
Correspondem a bancos de dados que armazenam metadados sobre objetos de aprendizagem e, em alguns casos, os próprios objetos. Através desses repositórios, é possível localizar, adicionar e obter os objetos para incorporá-los em nossa aplicação.

PROATIVA -Grupo de pesquisa e produção de ambientes interativos e objetos de aprendizagem

RIVED - Rede Interativa Virtual de Educação.




Fonte: https://sites.google.com/site/eduardadc/tecnologias-na-escola/objetos-de-aprendizagem

Foto: Erison

Adaptação e postagem: José Evânio
Coordenador do LEI II

terça-feira, 12 de junho de 2012

TECNOLOGIA


















Estamos na era da informática. O mundo prepara-se para o que todos já espera acontecer, o domínio dessa ferramenta para ajudar a resolver certas questões ou amenizar o trabalho da humanidade em diversos contextos e a inserção no mundo globalizado desse meio de comunicação e interação. A rapidez das mudanças em todos os setores da sociedade exige uma revisão didático-pedagógica do processo de ensino/aprendizagem e também a inclusão do nosso dia adia nesse processo. Sabemos que a educação tem a responsabilidade de preparar os cidadãos para viver um mundo em constante modificação e sendo assim exige pessoas aptas a atuarem ativamente, adaptando-se às novas tecnologias, sendo capaz de buscar por si mesmo o conhecimento. Diante disso, vem a pergunta: Será que estamos sabendo utilizar o computador, de modo a facilitar o nosso trabalho? Vamos refletir um pouco sobre esse assunto e logo em seguida deixe seu comentário a respeito de como você se saiu no Quiz sobre tecnologia. Você está mesmo por dentro da tecnologia ou precisa se aprofundar mais no assunto?

quinta-feira, 17 de maio de 2012

XIV de Geografia


O Curso de Geografia da Faculdade de Filosofia Dom Aureliano Matos (FAFIDAM) está promovendo a XIV Semana de Geografia com o tema “Para Pensar o Mundo Contemporâneo”, gerando a discussão sobre as possibilidades que a Geografia tem para colaborar com a sociedade como a formação de espaços de reflexão sobre desafios e avanços da ciência geográfica e também a socialização de experiências de atuação da Geografia no Baixo Jaguaribe e outras áreas do semi-árido, oportunizando a participação dos demais cursos da Fafidam, escolas e comunidade. Assim, espera-se que seja um evento que promova momentos de divulgação de pesquisas acadêmicas e de interdisciplinaridade entre as ciências.

Postagem: José Evânio
Coordenador do LEI II

sexta-feira, 4 de maio de 2012

Crack, fique distante dessa droga !!!

 O consumo do crack pode causar impactos profundos nas relações sociais e familiares do usuário. Quando o uso da droga se torna frequente, a pessoa deixa de sentir prazer em outros aspectos da vida, como o convívio com parentes e amigos. Toda a dinâmica familiar e social é afetada por esse comportamento, fragilizando os relacionamentos.
Segundo a psicoterapeuta familiar Eroy Silva, da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp), o uso abusivo do crack está associado ao isolamento, perda ou afastamento do trabalho, estreitamento do repertório social e problemas familiares como separações conjugais, deterioração da convivência e isolamento. “O usuário se afasta do círculo familiar e dos amigos e passa a maior parte do tempo sozinho consumindo a droga ou com pessoas que também fazem o uso. As relações são caracterizadas mais pelo consumo coletivo da droga do que por vínculos afetivos”, afirma.
No casal, a relação de cumplicidade e o cuidado com o relacionamento deixam de existir - a droga passa a ser o centro das atenções. “O usuário de crack não consegue se organizar, ter ritmo, ser constante. Além disso a depressão e a angústia o impedem de cuidar de outros e mesmo de estabelecer relações estáveis”, explica a psicóloga Raquel Barros, da ONG Lua Nova.
Neste sentido, o resgate das relações de apoio e/ou dos vínculos familiares é aspecto importante para o tratamento e a reinserção social do usuário.
O uso do crack tende a fragilizar todas as pessoas que fazem parte da vida do dependente e sentimentos como desespero, angústia e medo acabam por permear as relações familiares. “Diante da droga, muitas famílias acabam se escondendo e se culpando, pois têm de enfrentar mais problemas do que aqueles que já estão habituados a encarar. É um movimento que gera mais fragilidade e impotência e reforça ainda mais o espaço da droga na vida das pessoas”, acredita.
Ela ressalta, entretanto, que essas situações são muitas vezes causa e conseqüência do uso da droga. “Em relações frágeis, o uso do crack acaba potencializando a fragilidade e acentuando ainda mais as dificuldades que já existiam”, diz.
Por essas e outras mazelas causadas pelas drogas lícitas ou ilícitas, estamos concietizando sempre nossos jovens alunos da EEFM Arsênio Ferreira Maia para estarem atentos a esse grande mal que, iniciado esse  caminho, a volta é muito dolorosa, ou quase sempre nem existe volta.


Fonte: http://www.brasil.gov.br/enfrentandoocrack/home

Foto: http://blogmundopossivel.com.br/?p=3035 

Postagem e adaptação: José Evânio  - Coordenador do LEI II

 

TV ESCOLA - Nova Série

 

 

Os museus preservam entre suas paredes arte e história, novo e antigo, moderno e clássico. A série Conhecendo Museus, lançada nesta quinta-feira, 3, às 20 horas, no Espaço Parlamundi da Legião da Boa Vontade, em Brasília, transporta o espectador em um passeio por 52 museus brasileiros.

Realizada em coprodução entre a TV Escola do Ministério da Educação, Empresa Brasil de Comunicação (EBC), Fundação José de Paiva Netto (FJPN) e o Instituto Brasileiro de Museus (Ibram) do Ministério da Cultura, a série Conhecendo Museus terá 52 episódios de aproximadamente 30 minutos. Cada capítulo apresenta detalhes da vida de personagens singulares e notórios, e mostra objetos, obras de arte e documentos que fazem parte da memória brasileira.

Com uma linguagem moderna e ágil, que busca um diálogo direto com o público, as visitas aos museus são guiadas pela câmera que percorre salas, espaços e corredores como um visitante faria. A série mostra museus como lugares onde a cultura, história e a arte são elementos de aprendizado e reflexão.

Conhecendo Museus surgiu a partir de um conjunto de 15 documentários sobre museus de Minas Gerais, São Paulo e Rio de Janeiro que serviram como material de apoio didático nas escolas do Programa Mais Educação.

O episódio de estreia apresenta o Museu do Futebol, localizado no estádio do Pacaembu, em São Paulo, que será exibido pela TV Brasil na próxima terça-feira, 8. Na sequência, serão exibidos os programas sobre o Museu de Arte Moderna (RJ), no dia 15, o Museu Comunitário Lomba do Pinheiro (PR), dia 22, e o Museu das Bandeiras (GO) no dia 29 de maio.

Todos os programas serão veiculados pela TV Brasil-EBC e, a partir do segundo semestre de 2012, na TV Escola-MEC.  

 

 

Fonte: http://portal.mec.gov.br/index.php 

Foto: http://educa-tube.blogspot.com.br/2010/12/tv-escola-o-canal-da-educacao-mec.html

Postagem e adaptação: José Evânio - Coordenador do LEI II

 

 

 

quinta-feira, 26 de abril de 2012

Educação Especial - Inclusão

http://professorguilherme.net/libras.html


                                        
Há dez anos, a língua brasileira de sinais (libras) passou a ser reconhecida como meio legal de comunicação e expressão pela Lei nº 10.436, de 24 de abril de 2002. Passada uma década, observa-se maior inclusão de pessoas com deficiência auditiva nas escolas regulares.
Dominar a libras permite às pessoas com deficiência auditiva ter maior autonomia, independência social e cidadania. A política de educação inclusiva, adotada pelo Ministério da Educação, orienta os sistemas de ensino para garantia do ingresso dos estudantes com surdez nas escolas comuns, mediante a oferta da educação bilíngue, dos serviços de tradução e de interpretação de libras-língua portuguesa e do ensino de libras.
De acordo com a diretora de políticas de educação especial da Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização, Diversidade e Inclusão (Secadi) do Ministério da Educação, Martinha Clarete Dutra, o ensino da libras é parte do processo de organização do sistema de ensino inclusivo. “Para que a educação seja, de fato, um direito de todas as pessoas, é preciso que os sistemas de ensino identifiquem e atendam as especificidades educacionais dos estudantes”, disse a diretora.
Para a efetivação da educação bilíngue, o Ministério da Educação desenvolve programas e ações, em parceria com os sistemas de ensino. O curso de formação inicial de professores em letras-libras para promover a formação de docentes para o ensino de libras foi instituído por meio da Universidade Aberta do Brasil (UAB) e mantém 18 polos. Em 2010, mais dois cursos foram criados pelas instituições federais de Goiás e Paraíba, nas modalidades presencial e a distância.
O Instituto Nacional de Educação de Surdos (Ines) criou o curso de pedagogia bilíngue libras-língua portuguesa para expandir a educação inclusiva. Ele conta com a matrícula anual de estudantes surdos e ouvintes.
O Programa Nacional para a Certificação de Proficiência no Uso e Ensino da Libras e para a Certificação de Proficiência em Tradução e Interpretação da Libras-Língua Portuguesa (Prolibras) promove dois exames periodicamente. Um deles, voltado para o ensino médio e superior, certifica professores para a aplicação e o ensino da libras em sala de aula. Outro capacita profissionais em tradução e interpretação da libras. Até 2010, foram realizadas cinco edições do exame em todo território nacional e certificados 6.100 profissionais.
O panorama da inclusão nas escolas comuns da rede pública vem se modificando. O número de matrículas de estudantes que formam o público alvo da educação especial em classes comuns passou de 28% em 2003 para 74% em 2011. No mesmo período, o número de escolas de educação básica com essas matrículas passou de 13.087 para 93.641.

Postagem: José Evânio
Coordenador do LEI II

sexta-feira, 9 de março de 2012

II Prêmio Experiências Educacionais Inclusivas

educacao.rioverde.go.gov.br
O II Prêmio Experiências Educacionais Inclusivas - a escola aprendendo com as diferenças tem como objetivo promover, difundir e valorizar experiências escolares inovadoras e efetivas de inclusão escolar de estudantes com deficiência, com transtornos globais do desenvolvimento e com altas habilidades/superdotação, realizadas por gestores, educadores, professores e estudantes.
Nessa segunda edição, serão premiados Relatos de Experiências das escolas públicas de educação básica e das secretarias de educação; e, Textos Narrativos produzidos por estudantes dos anos finais do ensino fundamental e do ensino médio, matriculados nas escolas públicas brasileiras. Será, também, concedida Menção Honrosa à experiência inclusiva de educação infantil que se destacar.
As inscrições encerram-se em 16 de Março de 2012.
Mais Informações no site 
http://peei.mec.gov.br/

Postagem: José Evânio
Coordenador do LEI II

SEMANA DE PROVAS BIMESTRAIS


Teve início a semana de provas (08/03/2012 à 13/03/2012) da EEFM Arsênio Ferreira Maia, que são as avaliações finais do ano letivo de 2011.
Esperamos que todos os alunos logrem êxito e que o ano letivo de 2012, que se aproxima, seja enfrentado com muita responsabilidade, estudos e determinação, pois só assim, chega-se aos objetivos desejados.
Que todos, continuem com persistência, perseverança e que seus sonhos se transformem em realidade.

Postagem: José Evânio
Coordenador do LEI II

sexta-feira, 2 de março de 2012

Calendário OBMEP - 2012


Fonte: http://portal.mec.gov.br/index.php

Postagem:José Evânio

Coordenador do LEI II

 


Escola Amiga da Democracia


A Campanha de Alistamento Eleitoral nas Escolas é uma atividade do Programa Eleitor do Futuro que visa a incentivar o alistamento dos jovens de 16 e 17 anos. O Programa Eleitor do Futuro, coordenado pela Escola Judiciária Eleitoral do TRE/CE, tem por objetivo geral promover a educação política dos jovens na faixa etária de 12 a 17 anos de idade, dos estabelecimentos da rede de Ensino Fundamental e Médio do Estado do Ceará, estimulando-os ao exercício da cidadania e do voto consciente. Para participar, as escolas interessadas deverão se cadastrar previamente no respectivo cartório da zona eleitoral em que se situam. A EEFM Arsênio Ferreira Maia de Limoeiro do Norte – Ceará participou desse importante evento para a consolidação da democracia em nosso país, por esse motivo recebeu o Certificado “Escola Amiga da Democracia”.

Postagem: José Evânio
Coordenador do LEI II

quarta-feira, 22 de fevereiro de 2012

HOMENAGEM

A EEFM Arsênio Ferreira Maia Prestou uma homenagem ao inesquecível Professor Antônio Régis no dia 16/02/2012, por motivo de um ano de seu falecimento, durante a homenagem os alunos ouviram algumas de suas músicas preferidas, apreciaram algumas de suas obras como quadros, fotos, um livro de sua autoria, slides com sua trajetória e informações ao seu respeito feitas por professores que estavam no horário da homenagem, que aconteceu no turno da manhã e tarde com apoio da Rádio Escolar que tem à frente os Coordenadores dos LEI's Evânio e Evanildo. 

Postagem: José Evânio
Coordenador do LEI II

sábado, 11 de fevereiro de 2012

Show de Talentos



















O aluno José Alisson do 2° Ano B do turno da manhã fez uma apresentação com seu teclado durante o intervalo da sexta-feira dia 10/02/2012 no pátio da EEFM Arsênio Ferreira Maia. Na ocasião todos os alunos do turno prestigiaram seu talento artístico e alguns subiram ao palco para cantar, assim como, as professoras Sílvia Helena e Elizângela Rodrigues que também demonstraram suas habilidades artísticas e a cada nova apresentação os alunos e professores aplaudiam os novos talentos do Arsênio Ferreira Maia. Momentos como esse, servem para mostrar a autodisciplina, paciência, sensibilidade, coordenação e concentração que são exemplos de habilidades necessárias para que uma pessoa se torne bem sucedida na vida, e trabalho com a música faz parte do fortalecimento da autoconfiança e da satisfação pessoal, alem disso, contribui para memorização, a valorização do trabalho em equipe e o desafio de ultrapassar medos e assumir riscos. Agradecemos ao Alisson pela apresentação e todos que participaram desses momentos de interatividade entre alunos e professores. Aproveitamos para agradecer também ao Núcleo Gestor e dizer que esse evento teve o apoio da Rádio Escolar Professor Antônio Régis, da EEFM Arsênio Ferreira Maia, que tem como responsáveis pela mesma, os Coordenadores dos LEI’s José Evânio e Evanildo Pitombeira

Postado Por: José Evanio
Coordenador Do LEI II



sexta-feira, 3 de fevereiro de 2012

I Mostra de Informática Educativa de Limoeiro


No dia 26 de janeiro de 2012 realizou-se a I Mostra de Informática Educativa de Limoeiro do Norte, envolvendo as três Escolas Estaduais deste município, E.E.F.M. Arsênio Ferreira Maia, E.E.M.Lauro Rebouças de Oliveira e Centro de Educação de Jovens e Adultos - CEJA.
A Mostra foi realizada pelos Laboratórios Educacionais de Informática (LEIs) que tem como coordenadores no Arsênio, José Evânio e Evanildo Pitombeira, no Lauro Rebouças, Fábio Pitombeira e Júlio César e no CEJA Leidiane Martins.
O evento contou com o apoio dos Núcleos Gestores, professores, alunos, funcionário e do NTE Paulo Freire da 10ª CREDE, em especial das coordenadoras Eliana Oliveira Batista, Maria de Fátima Gonçalves Leitão e Monalisa de Paula Chaves .
A I Mostra de Informática Educativa teve um caráter multidisciplinar e foi realizada através de exposições de trabalhos, projetos, palestra e oficinas referentes às mídias educativas, tais como: Web Quest, Thinkquest, Issuu, Web Rádio, Hagáque, Criação de Blogs, Movie Maker, Jogos Educativos e Vídeos da TV Escola.


Aproveitamos para agradecer a todos que participaram, pois sabemos que, a sociedade necessita de avanços técnico-científicos e eventos com esse contexto pedagógico só vem enriquecer os conhecimentos da comunidade escolar. 

Postagem:José Evânio 
Coordenador do LEI II