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quinta-feira, 10 de janeiro de 2013

EEFM Arsênio Ferreira Maia utiliza os Laboratórios para inscrições no Sisu



Alunos da EEFM Arsênio Ferreira Maia fazendo inscrições no Sisu


Para permitir que estudantes das escolas estaduais tenham acesso ao Sistema de Seleção Unificada (Sisu), a Secretaria de Educação do Ceará (Seduc) abriu os Laboratórios Educacionais de Informática (LEI) de suas escolas. Ao todo, 92 mil estudantes da rede pública estadual foram inscritos para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) de 2012.

É por meio do Sisu que os estudantes podem escolher os cursos e universidades de seu interesse, de acordo com o nível do resultado que obtiveram nas notas do Enem. Por isso, e com o objetivo de ajudar os estudantes, professores, coordenadores dos laboratórios e gestores escolares estão mobilizados para orientá-los nas inscrições, que nessa primeira etapa, se encerram amanhã (11), às 23h59, horário de Brasília.

De acordo com o calendário do Ministério da Educação (MEC), a primeira chamada dos selecionados no Sisu acontece na próxima segunda-feira (14), e os convocados deverão providenciar a matrícula nos dias 18, 21 e 22 de janeiro. Já os convocados para a segunda chamada, que ocorrerá no dia 28 de janeiro, deverão se matricular nos dias 1º, 4 e 5 de fevereiro.

No período de 15 a 28 de dezembro de 2012, antes da abertura do Sisu, a Seduc disponibilizou aos estudantes um simulador do sistema de seleção por meio do seu portal na internet. O objetivo foi proporcionar um exercício de utilização do sistema da maneira como é feita no programa nacional, preparando melhor, assim, os jovens e os profissionais.

A iniciativa faz parte de um conjunto de ações da gestão estadual, pertencentes ao Programa "Enem, Chego Junto, Chego Bem", com o objetivo de melhorar as notas do exame, elevando o nível de acesso ao ensino superior dos estudantes de escolas públicas do Ceará. Com 92 mil inscrições em 2012, o número superou em sete mil o do ano passado.

Além disso, nas datas das provas do Enem, denominado pela Seduc como o "Dia D", foi realizado um serviço completo de apoio aos estudantes, com fornecimento de transporte para inscritos na Capital e no Interior, e um kit contendo lanche, garrafa para água e caneta.

Fonte: 

Postagem: José Evânio
Foto: José Evânio
Coordenador do LEI II
Arsênio Ferreira Maia



sexta-feira, 4 de janeiro de 2013

Qual o melhor antivírus gratuito? Veja nossa comparação



Avira 10, Avast 6.0, AVG Free Edition 2011, Microsoft Essentials 2.1 e Comodo 5.5: quem se deu melhor nos diversos quesitos?


Para começar, é bom que se diga uma coisa: os antivírus gratuitos cumprem uma função de proteção, é verdade. Mas, não dá para imaginar que algo que seja gratuito tenha a mesma eficácia de algo pago. Mesmo no mundo da tecnologia, essa mágica não chegou. Dito isso, vamos aos testes.
Esse é um dos comparativos mais complicados do laboratório digital. São muitas as variáveis. Vamos a elas. Levamos para a bancada, ou melhor para o micro de testes, cinco antivírus: o Avira 10.0, o Avast 6.0, o AVG Free Edition 2011, o Microsoft Essentials 2.1 e o Comodo 5.5
Interface: Esse item não está diretamente ligado ao desempenho dos programas, mas pode fazer uma boa diferença no uso. Na nossa avaliação, a melhor interface é a do Microsoft Essentials. Ela é super simples e bastante intuitiva. Logo em seguida, vem o Avast que, apesar de ter muito mais recursos que o antivírus da Microsoft, ainda assim preservou a simplicidade e facilidade de uso no software. As soluções AVG e Avira estão precisando de uma renovada em suas interfaces – já estão com cara de velhinhas. Por fim, o Comodo tem um bom design, mas é meio confuso na hora de usar. 
Desempenho: Aqui, avaliamos a velocidade com a qual os programas escaneiam o micro. Verificamos, também, se o antivírus atrapalha a performance do PC, roubando capacidade de processamento. Aqui, o campeão foi o Avast, seguido bem de perto pelo Avira. Os dois foram os mais rápidos na hora de varrer o sistema atrás de malwares. Foram também os que menos afetaram o desempenho da máquina. AVG e Comodo tiveram nota média nesse quesito. Já o Microsoft ficou na lanterna, com o escaneamento mais lento e com um peso maior para o computador.
Eficácia: Esse é o item em que todo mundo mais presta atenção. É nesse quesito que avaliamos a capacidade dos programas na hora de eliminar vírus e outras pragas virtuais. Mais que isso, medimos, também o grau de eficiência dos programas na hora de prevenir a entrada de ameaças no seu micro. Vamos aos resultados: o Avira ficou na frente: foi quem eliminou o maior número de pragas virtuais. Em seguida, veio o Microsoft Essentials. Em terceiro lugar ficou o Avast. AVG e Comodo ficaram na lanterna e deixaram passar um bom número de vírus e outros bichos...
Recursos adicionais: Eles podem ser adicionais, mas acabaram decidindo a disputa desse laboratório digital. Se fôssemos levar em conta apenas a capacidade de eliminar pragas virtuais, Avira e Microsoft ficariam na ponta. Mas, outros detalhes precisam entrar na conta. E aí, o Avast sobrou. Ele é quem tem a melhor integração com os navegadores de internet e com outros programas, como os comunicadores instantâneos, por exemplo. Além disso, ele traz uma tecnologia relativamente nova chamada Sandbox – que é uma importante ferramenta para evitar contaminações. Logo depois do Avast no quesito recursos adicionais, ficou o Comodo – que até traz um firewall integrado, coisa que o Avast não oferece. O AVG ficou no meio do caminho, enquanto o Avira e o Microsoft perderam vários pontos por não oferecerem praticamente nenhum recurso adicional.
Conclusão: Decisão difícil e apertada! Mas, somando pontos fracos e fortes, a escolha do Olhar Digital é o Avast. Ele venceu por conta da boa eficácia na eliminação das pragas, da ótima interface, do ótimo desempenho – ele não prejudica as outras atividades do micro – e dos recursos adicionais. Só falta mesmo ao Avast um firewall integrado. Ainda assim, podemos afirmar com certeza: ele é a melhor opção entre os antivírus gratuitos.


Ilustração:



Postagem: José Evânio
Coordenador do LEI II

terça-feira, 18 de dezembro de 2012

Alunos da EEFM Arsênio Ferreira Maia Aprovados na Fac.Cat.R.Sertão e UNP


Edna Mikaelly Rodrigues Sales - Psicologia - Fac.Cat.R.Sertão
Jerffeson Victor Souza Moura - Eng. de Petróleo e Gás - UNP
Priscylla de Freitas Fernandes - Direito - UNP
Saymon Matheus B. Pinheiro - Arquitetura e Urbanismo - UNP
Francisca Paloma Oliveira Saldanha - Engenharia Civil - UNP
Francisco Thiago Mota Lima - Direito - UNP
Ana Cristina Nobre Silva - Fisioterapia - UNP
João Paulo da Costa Vieira - Engenharia de Produção - UNP
Mizraim Bessa Teixeira - Eng. de Petróleo e Gás - UNP
Nathanaele Nogueira da Silva - Fisioterapia - UNP
Nayara Kelly da Silva Sousa - Direito - UNP
Thalita Tawhany Vieira Lima - Arquitetura e Urbanismo - UNP
Vânio Pinheiro Nunes Schlickmann - Engenharia Civil - UNP
Wanessa Kelly Gomes de Sousa - Fisioterapia - UNP
Lucas Aguiar Costa - Administração – UNP
Alessandro Vieira Nunes - Nutrição - UNP



A mais bela coragem é a fé que devemos ter na capacidade do nosso esforço.

Coelho Neto



Levantamento por sala e
Postagem: José Evânio
Coordenador do LEI II
EEFM Arsênio Ferreira Maia 


sexta-feira, 14 de dezembro de 2012

EEFM Arsênio Ferreira Maia - Alunos Aprovados na 1ª Fase


Bárbara Kércia Nogueira Guimarães - História - UECE
Gerliane Kelly de Sousa Coelho - Geografia - UECE
Roberta Pinheiro de Oliveira - Geografia - UECE
Tiago Silva de Mesquita - Biologia - UECE
Valdênio de Sousa Salgado - História - UECE
Francisco Ariel da Silva - Letras - UECE
Gerliane Maia Costa - Geografia - UECE
Maria Viviane Gomes Bezerra - História - UECE
Denise Pinto Silva – Letras - UECE
Elcilania Braúna da Silva Araújo - Matemática - UECE
Élida Braúna da Silva Lima - Matemática - UECE
Elliany Oliveira Lima - História - UECE
Katiana Braúna da Silva Lima - Matemática - UECE
Míriam Viviany Maria da Silva - Biologia - UECE
Andreza Oliveira Costa - Letras - UECE
Arislene Lima Macedo - Pedagogia - UECE
Maria Roberta Lima Roberto - Biologia - UECE
Mizraim Bessa Teixeira - Química - UECE
 


"A educação é a arma mais poderosa que você pode usar para mudar o mundo".

 Nelson Mandela

Levantamento por sala e
Postagem: José Evânio
Coordenador do LEI II
EEFM Arsênio Ferreira Maia

terça-feira, 20 de novembro de 2012

IV Feira Científica e Cultural - Equipe do Projeto “Alimentação Saudável”



Equipe reunida para IV Feira Científica e Cultural




Equipe e Orientador José Evânio

A movimentação na EEFM Arsênio Ferreira Maia já é intensa para deixar tudo pronto visando a IV Feira Científica e Cultural, alunos e professores preparam seus trabalhos para apresentarem a toda Comunidade Escolar. São muitos alunos envolvidos em pesquisas e montagens de suas apresentações que serão distribuídas pelas dependências da Escola.
Durante o mês de novembro, grande parte dos alunos utilizaram os Laboratórios Educacional de Informática (LEI) como suporte para suas pesquisas. Os Coordenadores do LEI Evânio e Evanildo, durante todo esse mês, estão apoiando os alunos em seus trabalhos, pois sabemos que a meta de uma Feira é propagar práticas que contribuam para a sociedade com desenvolvimento de ações que facilitem sua aplicabilidade no cotidiano das pessoas e também mostrar o que está sendo pesquisado e trabalhado em sala de aula pelos alunos e professores, mostrando que o ambiente escolar é capaz de transformar o ambiente onde se vive.
Partido desse princípio o Coordenador do LEI II José Evânio e os alunos do 2° Ano A, Erley Diangelys, Igor Cordeiro, Neuzimara Fabrícia, Kamila Nogueira, Thainara Chaves e José Helder, observando a alimentação dos alunos durante os intervalos de aula e sentindo a necessidade de intervir nessa realidade, passaram a desenvolver um projeto voltado para investigar e mudar essa realidade trabalhando o tema “Alimentação Saudável “ para apresentar alguns pontos pesquisados e expor os resultados trabalhados durante seis meses com os alunos da escola.


Postagem: José Evânio e Equipe - Erley Diangelys, Igor Cordeiro, NeuzimaraFabrícia, Kamila Nogueira, Thainara Chaves e José Helder
Coordenador do LEI II – José Evânio










IV Feira Científica e Cultural - Equipe do trabalho “A história dos jogos eletrônicos”







Jogos eletrônicos: simples passatempo?
Os jogos fazem parte do milionário mercado do entretenimento, concorrendo com a indústria do cinema de Hollywood em faturamento, efeitos especiais e gastos com publicidade.
A concorrência entre as empresas que lidam com os jogos eletrônicos obriga os profissionais da área a criar jogos cada vez mais sofisticados e reais. Segundo estudiosos os jogos influenciam os usuários a associar a violência que mostra nos games com a vida real como o que se, mostra nos jogos, fosse normal.
Partido desse princípio o Coordenador do LEI II José Evânio e os alunos do 2° Ano A, Francisco Jefesson, Lucas da Costa, José Alisson, Marcelo Barros e Francieudo Freitas, observando o interesse dos alunos e sentindo a necessidade de intervir nesse contexto, passaram a desenvolver um projeto voltado para investigar essa realidade, trabalhando o tema “A história dos jogos eletrônicos” para apresentar alguns pontos pesquisados e expor um trabalho relacionado a esse tema que foi desenvolvido durante quatro meses por estes alunos da escola. Os jogos estimulam o aprendizado, a coordenação motora e ajuda a aprender novos idiomas, todavia a violência ligada à eles continua sendo um ponto polêmico. Educação não é só transmitir conteúdo, é motivação. Além disso, os jogos eletrônicos ainda podem ser trabalhados em pontos mais específicos, se houver um projeto que aproveite suas potencialidades. Como Sim City 4, Stronghold, Warcraft, The Sims, Rooler Coaster, Red Alert, jogos que simulam a construção de cidades, reinos, parques, exércitos ou até famílias, enfim, jogos mais educativos. As pessoas podem procurar certos jogos com a intenção de aprender sobre um assunto que estuda como “Nilo”, que mostra mistérios do Egito, ou Stronghold que mostra os feudos e reinos da idade média.
Os jogadores acabam mexendo em várias telas e máquinas ao mesmo tempo estimulando o reflexo, ganhos na capacidade de memória, coordenação viso-motora, e criatividade.

Fonte:http://otagui.blogspot.com.br/
Postagem: José Evânio e Equipe - Francisco Jefesson, Lucas da Costa, José Alisson, Marcelo Barros e Francieudo Freitas
Coordenador do LEI II: José Evânio





 


terça-feira, 9 de outubro de 2012

Evolução no Desempenho


 

Escolas participantes do programa Mais Educação, com todos os estudantes matriculados no regime de tempo integral, apresentaram evolução significativa de desempenho na Prova Brasil. A constatação é de estudo da Secretaria de Educação Básica (SEB) do Ministério da Educação. O Mais Educação (PME) atende instituições de ensino com baixos indicadores de qualidade educacional localizadas em zonas de vulnerabilidade social. Contabilizadas todas as escolas que participam do programa, o desenvolvimento também foi melhor do que a média nacional.

As médias em português dos estudantes do quinto ano das escolas do PME com 100% das matrículas em tempo integral passaram de 164,19 em 2007 para 182,81 em 2011. Em matemática, de 180,71 para 201,87 no mesmo período. Nesse mesmo espaço de tempo, os estudantes do nono ano passaram de 227,31 para 238,62 em português e de 236,03 para 244,13 em matemática.

Em língua portuguesa, a diferença entre a média nas escolas do PME 100% integral e de todas as escolas públicas do Brasil, para estudantes do quinto ano, diminuiu de 7,21 pontos em 2007 para 2,68 em 2012, o que significa evolução. As médias em matemática dos estudantes do nono ano do ensino básico de escolas do PME 100% integral, que eram 4,53 pontos inferiores à média nacional em 2007, em 2011 foram 1,1 ponto superiores.
De acordo com a diretoria de currículos e educação integral da SEB, Jaqueline Moll, o programa Mais Educação é uma ação indutora que promove a ampliação efetiva da jornada escolar. “Nós nos habituamos a uma escola de quatro horas; o caminho que buscamos com o Mais Educação é aumentar o número de horas na escola, com um diálogo entre os conteúdos tradicionais e instrumentos e temas contemporâneos”, afirmou.

O
Mais Educação foi criado em 2007 para atender, inicialmente, 1.380 escolas que apresentavam os piores resultados no índice de desenvolvimento da educação básica (Ideb) e eram consideradas em situação de vulnerabilidade. De acordo com a proposta do programa, no turno oposto ao das aulas, os alunos têm acompanhamento pedagógico obrigatório. Contam ainda, com café da manhã, almoço e lanche. Os professores ajudam nas tarefas, tiram dúvidas e dão aulas de reforço, principalmente de português e matemática.

Este ano, o programa chegou a 32 mil escolas. Para os próximos anos, a perspectiva é de ampliação. “A meta é atender 60 mil escolas em 2014”, disse Jaqueline Moll. O orçamento é de R$ 1,5 bilhão, oriundos do Programa Dinheiro Direto na Escola (PDDE) e do Plano Nacional de Alimentação Escolar (Pnae).

Com o desenvolvimento do PME, o número de escolas com 100% das matrículas em tempo integral aumentou 178,9% — de 161 unidades em 2010 para 449 em 2011. O total de estudantes atendidos nessas escolas passou de 59.274 para 132.706 no mesmo período, o que significa aumento de 123,9%. “O programa permite que as escolas criem um ambiente favorável à permanência e ao aprendizado dos estudantes”, destacou Jaqueline.

Apenas os estados do Acre, Amapá e Sergipe não contam ainda com escolas com 100% de alunos matriculados no regime de tempo integral. 





Adaptação e postagem: José Evânio
Coordenador do LEI II
 

sexta-feira, 5 de outubro de 2012

Mídias na Educação



Estamos vivendo em um mundo em constantes mudanças, que ocorreram principalmente nos últimos dez anos, pelos avanços científicos e tecnológicos, juntamente com as transformações sociais e econômicas, multiplicaram-se as formas como nos comunicamos, nos relacionamos com as pessoas, os objetos e com o mundo ao redor. Encurtaram-se as distâncias, expandiram-se as fronteiras. As novas mídias e tecnologias estão relacionadas com todas essas transformações, principalmente a parte que diz respeito a comunicação viabilizada através de sites e redes sociais.

Quando ouvimos falar em tecnologia, normalmente nos vem à cabeça a ideia de uma parafernália tecnológica, de forma que, não nos damos conta de que utilizamos diversas tecnologias que já estão incorporadas ao nosso dia a dia, como exemplo: uma caneta, um lápis, um talher, um par de óculos, um termômetro, um molho de chaves, entre outros.

Origem da Palavra Tecnologia
Do grego tekhno- (de tékhné, 'arte') e -logía (de lógos, ou 'linguagem, proposição').
Tecnologia é um termo usado para atividades do domínio humano, embasada no conhecimento de um processo ou no manuseio de ferramentas. A tecnologia tem a possibilidade de acrescentar mudanças aos meios por resultados adicionais à competência natural, ou seja, tem a finalidade de minimizar nossos esforços, proporcionando desta forma, uma evolução na capacidade das atividades humanas, desde os tempos antigos.

A sigla TIC (Tecnologias de Informação e Comunicação), especificamente, envolve a aquisição, o armazenamento, o processamento e a distribuição da informação por meios eletrônicos e digitais, como rádio, televisão, telefone e computadores, entre outros. Ela resultou da junção das tecnologias de informação, antes referenciadas como informática, e das tecnologias de comunicação, relativas às telecomunicações e à mídia eletrônica.
Nos dias atuais, tornou-se necessário criar espaços para a identificação e o diálogo entre várias formas de linguagem, permitindo que as pessoas se expressem de diferentes maneiras.
A linguagem, por si só, já constitui um instrumento de interação entre o pensamento humano e o seu meio. Essa comunicação pode ocorrer de modo direto ou pode ser mediada por outros instrumentos e ferramentas.
Considerando-se que o indivíduo se desenvolve e interage com o mundo utilizando suas múltiplas capacidades de expressão por meio de variadas linguagens constituídas de signos orais, textuais, gráficos, imagéticos, sonoros, entre outros, as mídias passam a configurar novas maneiras para os indivíduos ampliarem suas possibilidades de expressão, constituindo novas interfaces para captarem e interagirem com o mundo.
Com o advento do computador em rede, com a crescente importância de comunicação texto-áudio-visual e do acesso e utilização de informações em todos os campos, novas formas de combinação de aparatos tecnológicos foram viabilizadas, bem como surgiram novas nomenclaturas para referenciar as novas formas de comunicação e de aquisição, armazenamento, processamento, produção e distribuição de informação.


Adaptação de texto e postagem: José Evânio
Coordenador do LEI II
Arsênio Ferreira Maia


terça-feira, 2 de outubro de 2012

Dispositivos Eletrônicos Vão Auxiliar Aprendizado de Surdos






Estudantes com deficiência auditiva das redes públicas de ensino contam com novo equipamento para facilitar o aprendizado. Trata-se de um conjunto formado por um pequeno chip emissor, na forma de microfone, usado pelo professor, e um receptor para o aluno. A experiência, inédita na rede pública, tem como objetivo ampliar ações de apoio a pessoas com deficiência.

O projeto-piloto para uso da nova tecnologia, iniciativa da Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização, Diversidade e Inclusão (Secadi) do Ministério da Educação, tem a participação inicial de 200 estudantes de 80 escolas das cinco regiões do país. “Queremos proporcionar um documento de orientações para expandir o atendimento. Esperamos, a partir de 2013, já atender a educação infantil”, explica a diretora de políticas de educação especial da Secadi, Martinha Clarete Dutra dos Santos. Segundo ela, este primeiro momento será de monitoramento e avaliação dos impactos pedagógicos para os estudantes.

As instituições de ensino foram selecionadas pelas secretarias estaduais de educação. Cada escola elegeu o professor que trabalhará com o equipamento. As unidades de ensino selecionadas, além de públicas, contam com salas de recursos multifuncionais implantadas, oferecem atendimento educacional especializado e têm, matriculados nos três anos iniciais do ensino fundamental, estudantes com deficiência auditiva usuários de aparelho de amplificação sonora ou com implante coclear.

Frequência — O dispositivo adota o sistema de frequência modulada (FM) para filtrar a voz do professor e eliminar os ruídos da sala de aula, de maneira a potencializar a acessibilidade acústica dos usuários de aparelhos de amplificação sonora e implante coclear (dispositivo eletrônico, parcialmente implantado, para proporcionar sensação auditiva próxima à fisiológica).

Com investimento de R$ 1,5 milhão, a pesquisa sobre a nova tecnologia foi desenvolvida pela Secadi em parceria com o Laboratório de Estudos do Comportamento Humano da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar) e com a Universidade de São Paulo (USP), câmpus Bauru. A evolução do processo nas escolas será acompanhada também por especialistas de outras instituições de educação superior.

Os 80 responsáveis pela implementação do projeto-piloto nas escolas selecionadas, além de pesquisadores das instituições de educação superior integrantes da experiência, participaram de curso de formação, nos dias 25 e 26 últimos. Promovido pelo MEC, o curso abrangeu a formação de pessoas que atuam na área de atendimento educacional especializado.



Imagem de Karin Strobel: presidente da FENEIS - PR, Pedagoga, especialista em áudio-comunicação e doutora em Educação

Postagem: José Evânio Almeida de Lima
Coordenador do LEI II
ArsênioFerreira Maia

quarta-feira, 19 de setembro de 2012

Semana Nacional de Trânsito



A Semana Nacional de Trânsito é comemorada em todo o Brasil a partir desta terça-feira (18) até a próxima terça-feira (25). No Ceará, o Detran marcará o evento com a realização de blitze educativas em rodovias estaduais e avenidas de Fortaleza, e abordagem de pedestres em praças, com o tema “A dor de um acidente pode durar para sempre. Não exceda a velocidade. Preserve a vida”.
O cantor Leonardo cedeu sua imagem gratuitamente ao Departamento Nacional de Trânsito – Denatran para ilustrar a campanha deste ano. O filho de Leonardo, o também cantor Pedro Leonardo, quase morreu em acidente de trânsito, em Minas Gerais, no dia 20 de abril passado, permanecendo por quase três meses hospitalizado.
Nas blitze educativas, as equipes do setor de Educação de Trânsito do DETRAN-CE distribuirão panfletos, saquinhos de lixo, para colocar na alavanca do câmbio, adesivos e brindes para crianças, com a marca da campanha. A ideia é mobilizar a sociedade para os cuidados no trânsito, respeitando a sinalização e as regras vigentes em todo o País, como respeitar os limites de velocidade, não dirigir quando beber, usar o cinto de segurança e os dispositivos de retenção de crianças, respeitar a faixa de pedestre, manter a licença do veículo e CNH em dia, e, ao conduzir moto,usar capacete e estar habilitado na categoria A.
O encerramento da Semana Nacional de Trânsito acontecerá na Escola de Educação para o Trânsito, na sede do DETRAN-CE, com a solenidade de entrega, às 9 horas, da premiação dos melhores desenhos realizados por alunos de escolas públicas e privadas que participaram das atividades lúdicas durante este ano, durante a visita guiada. Anualmente, na Escola de Educação para o Trânsito, em atividade desde 2009, cerca de 26 mil alunos aprendem a respeitar a legislação de trânsito, durante quase duas horas em que os futuros condutores brincam dirigindo veículos com controle remoto e dirigindo miniveículos em uma mini pista sinalizada, orientadas por monitores

Fonte: Assessoria de Comunicação do Detran-Ce

Postagem: José Evânio
Coordenador do LEI II
Arsênio Ferreira Maia

terça-feira, 11 de setembro de 2012

"Os Quatro Pilares da Educação do Século XXI."




Sabemos que "Os Quatro Pilares da Educação do Século XXI" devem ser utilizados em todas instituições de ensino comprometida com uma educação de qualidade. No entanto, não há regras para se obter sucesso quando se fala em educação sistematizada. Apesar de constituírem uma forma didática eficaz, os quatro pilares respondem positivamente quanto incluídos diretamente na ação pedagógica. Mas como isso ocorre? Investigando profundamente o que caracteriza cada termo e o que pode ser obtido na implantação desse conjunto.
A educação sistematizada precisa mergulhar no conhecimento de sua verdadeira função. Ao estudar os quatro pilares percebe-se a relação destes com as várias áreas de conformação do ser humano, quais sejam: a Psicologia, a Pedagogia, a Sociologia, a Biologia e, em especial, a Filosofia.
Mesmo sem nomeação, não há dúvidas de que o aprender a conhecer; aprender a fazer, aprender a conviver; aprender a ser abrangem grande parte do conteúdo das ciências citadas e, consequentemente, contribuem com a formação integral do ser humano.
Entretanto, o apropriar-se de um conhecimento e deixá-lo submerso na consciência, visando aflorar quando necessário mostrar erudição, em nada contribuirá com a educação de qualidade.
E um dos fatores preponderantes para que isso aconteça é a formação do professor. Não que o professor, sozinho, dê conta de resolver as grandes mazelas nas quais se encontra a educação hoje, nem que vá impedir, com sua atuação, que se formem pessoas descomprometidas., mas pode, um professor egresso de escolarização qualificada, minimizar o número de educando sem consciência de seu lugar no mundo e de sua tarefa como construtor da hegemonia moral e social.
Para uma instituição conseguir resultados rápidos, precisos e permanentes em prol de uma educação de qualidade, no meu entender, deve preocupar-se com o conjunto humano atuante em seu meio: dirigente educacional, corpo docente, servidores  (merendeira, pessoal da limpeza), enfim, todo quadro de funcionários da escola imbuído dos mesmos objetivos, ser um grupo que compartilhe da responsabilidade pela comunidade escolar. Esta instituição deve estar fundamentada nos conceitos de formação de valores, solidariedade, liberdade e democracia.
O estudo de "Os Quatro Pilares para a Educação do Século XXI" é muito interessante.
Vejamos o que afirma Henri Wallon sobre esse aspecto da educação:

"...se chegarmos verdadeiramente a esta reforma de ensino, que será talvez apenas um factor entre muitos outros, se conseguirmos com ela estabelecer a solidariedade íntima que deve existir entre todas as formas de trabalho, creio que ela poderia fazer muito não só pela reedificação do nosso país, mas igualmente para a clarificação das nossas idéias. Veremos, muito mais ampla e concretamente, em que consiste verdadeiramente o progresso humano, que não se limita a um progresso estritamente material. Existem condições materiais indispensáveis, mas que tornam possíveis todas as manifestações do gênio humano e que lhes estão estreitamente associadas. Se chegarmos a fazer do nosso ensino um microcosmos onde todas estas relações possam aparecer, teremos feito muito pela compreensão do homem pelo próprio homem". (WALLON, 1973, p 437)
 

Henri Paul Hyacinthe Wallon nasceu em Paris, França, em 1879. Graduou-se em medicina e psicologia. Fez também filosofia. Atuou como médico na Primeira Guerra Mundial (1914-1918), ajudando a cuidar de pessoas com distúrbios psiquiátricos. Em 1925, criou um laboratório de psicologia biológica da criança. Quatro anos mais tarde, tornou-se professor da Universidade Sorbonne e vice-presidente do Grupo Francês de Educação Nova – instituição que ajudou a revolucionar o sistema de ensino daquele país e da qual foi presidente de 1946 até morrer, também em Paris, em 1962. Ao longo de toda a vida, dedicou-se a conhecer a infância e os caminhos da inteligência nas crianças.

Fonte: http://www.portaleducacao.com.br/pedagogia/artigos/3932/pensando-na-qualidade-da-educacao-a-partir-do-conhecimento-de-os-quatro-pilares-da-educacao-do-seculo-xxi?_kt=8494173369&gclid=CMKp_ZT5rbICFYOc7QodEk0AnQ
 
Fonte: http://educarparacrescer.abril.com.br/aprendizagem/henri-wallon-307886.shtml
Ilustração: http://jnevolucao.blogspot.com.br/2008/04/os-quatro-pilares-da-educao.html
 
Postagem e adaptação: José Evânio  
Coordenador do LEI II
Texto de Zuleide Blanco Rodrigues







quinta-feira, 6 de setembro de 2012

EEFM ARSÊNIO FERREIRA MAIA – 47 ANOS DE SUCESSO





Parabéns a Escola Arsênio Ferreira Maia pelos seus 47 anos de serviço vocacionado, na direção da educação de qualidade, na busca da formação do cidadão crítico.
É para mim motivo de orgulho, pois me sinto envaidecido por ter sido, um de seus alunos e também protagonista desta história de sucesso, agora como professor.
O Arsênio Fereira Maia foi e é referência na nossa Limoeiro do Norte, na Região Jaguaribana e no Estado do Ceará, como uma Escola que prima pela qualidade do ensino.
Parabéns Gestão, Professores, Funcionários, Alunos, enfim... Parabéns FAMÍLIA ARSÊNIO!
Os meus mais sinceros votos e anseios de que essa propulsora e promissora casa de educação, continue trilhando os caminhos da formação de adolescentes, que com toda certeza, formarão a sociedade justa, equilibrada e ética que se almeja edificar.




Hoje, podemos afirmar com convicção, que a dedicação em se oferecer uma educação de qualidade, manifesta-se até nas coisas mais simples que nos propomos a fazer e o que nos move a cada dia, é a vontade, o desejo, os sonhos em oferecer aos nossos alunos o que há de melhor na área educacional.
Não poderíamos deixar de parabenizar, neste 05/09/2012 a todos os nossos colegas de trabalho, nossos ex-professores, todos aqueles que fizeram parte desta família e, parabenizar de uma forma ainda mais especial ao Diretor Everaldo Pereira, a Coordenadora Conceição, ao Coordenador Maurício e ao Secretário Heládio que fazem parte do Núcleo Gestor da Escola e desenvolvem um excelente trabalho para a comunidade escolar.
Parabéns Escola Arsênio Ferreira Maia.

Postagem: José Evânio
Coordenador do LEI II