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terça-feira, 30 de abril de 2013

A Importância do LEI na Escola


Atividades nos Blogs

A pesquisa em evidência
A pesquisa na internet
 A tecnologia da informação e da comunicação é utilizada de maneira significativa no processo de ensino e de aprendizagem, e um dos ambientes escolares que pode contribuir de maneira significativa para que isso aconteça de uma forma mais rápida é investindo no Laboratório Educacional de Informática, assim, o uso do computador apresenta-se como ferramenta imprescindível para a inserção e participação efetiva no processo global. Faz-se necessário, então, que a escola seja um ambiente de recursos tecnológicos para que os alunos possam compartilhar destes recursos beneficiando o próprio desenvolvimento intelectual, social e cultural. Por meio da informática, podemos trabalhar projetos, ferramentas interativas e troca de conhecimentos entre professores e alunos. Hoje as informações são transmitidas rapidamente elevando o desenvolvimento intelectual dos alunos, assim, deve-se contar, com profissionais especializados para realizar esse atendimento. Sob esta perspectiva, nós da EEFM Arsênio Ferreira Maia, podemos destacar a contribuição e a importância da utilização do Laboratório Educacional de Informática, como extensão de sala de aula. Sendo assim, o computador pode ser um dos aparatos enriquecedores para a obtenção deste desenvolvimento, pois motiva os alunos em seu processo de ensino, de aprendizagem e de socialização. Também devemos ressaltar que o computador é um mecanismo interativo, dotado de informações. Com o computador, o aluno é capaz de acessar várias informações e, ao mesmo tempo, analisá-las e questioná-las, em um processo de construção do conhecimento, como podemos observar nestas fotos, onde os alunos aparecem participando ativamente deste processo.

Postagem e adaptação de texto: José Evânio
Coordenador do LEI II

quarta-feira, 3 de abril de 2013

Distribuição dos Livros Didáticos




No dia 1° de Abril de 2013 foi iniciada a distribuição dos Livros Didáticos na EEFM Arsênio Ferreira Maia para os alunos. A distribuição acontece em cada turma, nos turnos manhã e tarde, feita pelos professores e com apoio dos funcionários da sala de multimeios. Conforme afirmação 
do regente da sala Hélio Herbster, a perspectiva é que todos os alunos sejam contemplados e que ninguém fique sem o livro didático. Sabemos que o livro didático é  um dos instrumentos mais valioso e importante no que diz respeito 
ao apoio tanto ao professor, como para o aluno, facilitando 
aquisição de saberes, mas não devemos nos apoiar somente nessa ferramenta. Temos que inovar e buscar novas tecnologias para complementar e aperfeiçoar nossos conhecimentos, a nossa escola já trabalha essa ideologia, todavia, o livro didático é imprescindível na sala de aula.

Adaptação de texto: José Evânio
Fotos: Evanildo Pitombeira

quarta-feira, 20 de março de 2013

Volta às Aulas - 2013


 


Os mais de 650 estudantes da EEFM Arsênio Ferreira Maia tiveram uma calorosa recepção de volta às aulas realizada no dia 20 de março no pátio da Escola para apresentação dos espaços que os alunos dispõem no seu dia adia e seus respectivos responsáveis. Mas antes do ano letivo começar os educadores se reuniram dia 11 de março, no encontro pedagógico para planejarem o ano letivo de 2013 e traçar metas e objetivos, visando o bem estar de toda a comunidade escolar. No dia 20 pela manhã e tarde, estudantes do Ensino Médio foram acolhidos pela equipe da Escola: o Diretor Everaldo Pereira, Professores, Coordenadores, Secretárias e Auxiliares participaram desse momento de estreia para alguns e retorno para os veteranos. É tempo de reencontrar os amigos e professores, de cada família retomar a rotina escolar dos filhos e de começar uma nova etapa na vida estudantil de cada um. Bom início de ano letivo para os alunos dos 1° Anos e bom retorno para os alunos dos 2° e 3° Anos da nossa Escola Arsênio Ferreira Maia.
Sejam bem vindos!

Texto e postagem: José Evânio
Coordenador do LEI II
Fotos: Erison

sexta-feira, 22 de fevereiro de 2013

A importancia das atividades e dos projetos desenvolvidos nos LEIs do Arsênio Ferreira Maia






O Laboratório Educacional de Informática (LEI) se constitui 
em um local de encontro entre os professores, seus alunos 
e a tecnologia com o intuito de colaborar com a aprendizagem. 
Acreditamos que o LEI é uma extensão da sala de aula, 
por isso, é um espaço pedagógico, que deve ser tratado como 
sala de aula. O que diferencia o LEI das outras salas de aula é o 
fato de se trabalhar com os  recursos tecnológicos, como 
computadores com internet, câmeras fotográficas, câmeras 
de vídeos,data show e outras mídias. O LEI é muito importante 
para Escola, pois a sua proposta pedagógico deve está inserida 
no Projeto Pedagógico da Escola . Se todos que fazem 
a Escola tiverem clareza quanto a sua finalidade, funcionalidade 
e da disponibilidade em todos os horários de um professor 
responsável pelo ambiente, como acontece aqui na EEFM Arsênio 
Ferreira Maia, com o LEI disponível para toda comunidade escolar, 
com prioridade para alunos e professores, é um dos espaços que 
merece ser utilizado constantemente, pois as atividades realizadas 
são planejadas com antecedência e sempre relacionadas com os 
conteúdos curriculares. O atendimento no LEI depende de agendamento 
prévio.O LEI poderá atender à comunidade, em horário extraescolar, 
devendo ter um professor orientador de cursos implantados pelo 
governo, para ministrar e acompanhar o projeto, tornando-se, assim, corresponsável pelo desenvolvimento de ações ligada a essa área . 
Proporcionar aos professores e alunos infraestrutura e suporte de 
recursos tecnológicos e servir como suporte pedagógico
facilitando a aprendizagem, esse é o nosso objetivo para a 
comunidade escolar.

Texto e fotos: José Evânio
Coordenador do LEI II
Arsênio Ferreira Maia

quinta-feira, 7 de fevereiro de 2013

Tecnologia da Informação e Comunicação



As TICs podem ser definidas como um conjunto de recursos tecnológicos, utilizados de forma integrada, com um objetivo comum. As TICs são utilizadas das mais diversas formas, na indústria (no processo de automação), no comércio (no gerenciamento, nas diversas formas de publicidade), no setor de investimentos (informação simultânea, comunicação imediata) e na educação (no processo de ensino aprendizagem, na Educação à Distância).
Através da internet, novos sistemas de comunicação e informação foram criados, formando uma verdadeira rede. Criações como o e-mail, o chat, os fóruns, a agenda de grupo online, comunidades virtuais, web cam, entre outros, revolucionaram os relacionamentos humanos.
Novas formas de integração das TICs são criadas. Uma das áreas mais favorecidas com as TICs é a educacional. Na educação presencial, as TICs são vistas como potencializadoras dos processos de ensino – aprendizagem. Além disso, a tecnologia traz a possibilidade de maior desenvolvimento – aprendizagem – comunicação entre as pessoas com necessidades educacionais especiais.
As TICs representam ainda um avanço na educação a distância. Com a criação de ambientes virtuais de aprendizagem, os alunos têm a possibilidade de se relacionar, trocando informações e experiências. Os professores ou tutores tem a possibilidade de realizar trabalhos em grupos, debates, fóruns, dentre outras formas de tornar a aprendizagem mais significativa.
A democratização da informação, aliada a inclusão digital, pode se tornar um marco dessa civilização. Contudo, é necessário que se diferencie informação de conhecimento. Sem dúvida, vivemos na Era da Informação.

Fonte: http://www.infoescola.com/informatica/tecnologia-da-informacao-e-comunicacao/
Por Thais Pacievitch
Adaptação de texto e postagem: José Evânio
Fotos: José Evânio 
Coordenador do LEI II


quarta-feira, 30 de janeiro de 2013

Parabéns aos alunos da EEFM Arsênio Ferreira Maia aprovados na 2ª Fase do vestibular da Faculdade de Filosofia Dom Aureliano Matos - FAFIDAM- UECE



Bárbara Kércia Nogueira Guimarães - História
Valdênio de Sousa Salgado - História 
Maria Viviane Gomes Bezerra - História
Elliany Oliveira Lima - História
Gerliane Kelly de Sousa Coelho - Geografia
Roberta Pinheiro de Oliveira - Geografia
Gerliane Maia Costa - Geografia
Francisco Ariel da Silva - Letras
Denise Pinto Silva - Letras
Elcilania Braúna da Silva Araújo - Matemática
Élida Braúna da Silva Lima - Matemática
Katiana Braúna da Silva Lima - Matemática
Tiago Silva de Mesquita - Biologia
Míriam Viviany Maria da Silva - Biologia
Maria Roberta Lima Roberto - Biologia
Mizraim Bessa Teixeira - Química


"A educação é a arma mais poderosa que você pode usar para mudar o mundo".

Nelson Mandela

Postagem: José Evânio
Coordenador do LEI II
EEFM Arsênio Ferreira Maia

terça-feira, 22 de janeiro de 2013

Alunas da EEFM Arsênio Ferreira Maia foram premiadas na gincana literária, pela sala de multimeios, como destaque na leitura do ano 2012







Cinco alunas do Colégio Arsênio Ferreira Maia foram premiadas do ano letivo de 2012 como destaque pela leitura. Na ocasião também foi feita uma exposição intitulada de Arte Naif, pinturas realizadas pelos alunos da escola sob a responsabilidade da professora de Arte Lúcia Jacinta.
A premiação aconteceu dia 25/01/2013 no pátio da escola, durante os intervalos dos turnos da manhã e tarde.

Receberam seus prêmios:
1° Lugar: Jéssica Kelly L. Rodrigues - 1° I - 33 livros

2° Lugar: Rayane Souza da Costa - 1° I -  30 livros

3° Lugar: Mayara Kelly A. de Araújo - 3° B - 19 livros

4° Lugar: Josiane Lara Lima Rodrigues - 2° A - 16 - livros

5° Lugar: Lays Aylene Correia Uchôa - 1° B - 16 livros

Ler é uma prática indispensável dentro da escola, por esse motivo, cada ano, são premiados os alunos que mais leem. Segundo os coordenadores da sala de multimeios (biblioteca), muitos alunos, principalmente dos 1º Anos, leem bastante e isso mostra que os alunos vêm se dedicando na busca pelo conhecimento. O aluno tem a necessidade de ler, não deve ser apenas carregadores de livros, o resultado dessa leitura se reflete nos textos, nas falas e na participação dentro da sala de aula.
A prática da leitura se faz presente na vida dos alunos quando eles começam a compreender o mundo e instigados a desvendar e interpretar o sentido das coisas que os cercam, perceber o mundo sob diversas perspectivas, de relacionar a realidade ficcional com a que vivemos. A atividade de leitura não corresponde a uma simples decodificação de símbolos, mas significa, interpretar e compreender o que se lê. Em um país onde o índice de leitura é extremamente baixo como o Brasil, ainda é possível encontrar iniciativas que tentam mudar essa realidade.

Texto: José Evânio
Coordenador do LEI II
Arsênio Ferreira Maia
Fotos: Erison Lima

quinta-feira, 10 de janeiro de 2013

EEFM Arsênio Ferreira Maia utiliza os Laboratórios para inscrições no Sisu



Alunos da EEFM Arsênio Ferreira Maia fazendo inscrições no Sisu


Para permitir que estudantes das escolas estaduais tenham acesso ao Sistema de Seleção Unificada (Sisu), a Secretaria de Educação do Ceará (Seduc) abriu os Laboratórios Educacionais de Informática (LEI) de suas escolas. Ao todo, 92 mil estudantes da rede pública estadual foram inscritos para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) de 2012.

É por meio do Sisu que os estudantes podem escolher os cursos e universidades de seu interesse, de acordo com o nível do resultado que obtiveram nas notas do Enem. Por isso, e com o objetivo de ajudar os estudantes, professores, coordenadores dos laboratórios e gestores escolares estão mobilizados para orientá-los nas inscrições, que nessa primeira etapa, se encerram amanhã (11), às 23h59, horário de Brasília.

De acordo com o calendário do Ministério da Educação (MEC), a primeira chamada dos selecionados no Sisu acontece na próxima segunda-feira (14), e os convocados deverão providenciar a matrícula nos dias 18, 21 e 22 de janeiro. Já os convocados para a segunda chamada, que ocorrerá no dia 28 de janeiro, deverão se matricular nos dias 1º, 4 e 5 de fevereiro.

No período de 15 a 28 de dezembro de 2012, antes da abertura do Sisu, a Seduc disponibilizou aos estudantes um simulador do sistema de seleção por meio do seu portal na internet. O objetivo foi proporcionar um exercício de utilização do sistema da maneira como é feita no programa nacional, preparando melhor, assim, os jovens e os profissionais.

A iniciativa faz parte de um conjunto de ações da gestão estadual, pertencentes ao Programa "Enem, Chego Junto, Chego Bem", com o objetivo de melhorar as notas do exame, elevando o nível de acesso ao ensino superior dos estudantes de escolas públicas do Ceará. Com 92 mil inscrições em 2012, o número superou em sete mil o do ano passado.

Além disso, nas datas das provas do Enem, denominado pela Seduc como o "Dia D", foi realizado um serviço completo de apoio aos estudantes, com fornecimento de transporte para inscritos na Capital e no Interior, e um kit contendo lanche, garrafa para água e caneta.

Fonte: 

Postagem: José Evânio
Foto: José Evânio
Coordenador do LEI II
Arsênio Ferreira Maia