Sabemos que "Os Quatro Pilares da Educação do Século XXI" devem ser utilizados em todas instituições de ensino comprometida com uma educação de qualidade. No entanto, não há regras para se obter sucesso quando se fala em educação sistematizada. Apesar de constituírem uma forma didática eficaz, os quatro pilares respondem positivamente quanto incluídos diretamente na ação pedagógica. Mas como isso ocorre? Investigando profundamente o que caracteriza cada termo e o que pode ser obtido na implantação desse conjunto.
A educação sistematizada precisa mergulhar no conhecimento de sua verdadeira função. Ao estudar os quatro pilares percebe-se a relação destes com as várias áreas de conformação do ser humano, quais sejam: a Psicologia, a Pedagogia, a Sociologia, a Biologia e, em especial, a Filosofia.
Mesmo sem nomeação, não há dúvidas de que o aprender a conhecer; aprender a fazer, aprender a conviver; aprender a ser abrangem grande parte do conteúdo das ciências citadas e, consequentemente, contribuem com a formação integral do ser humano.
Entretanto, o apropriar-se de um conhecimento e deixá-lo submerso na consciência, visando aflorar quando necessário mostrar erudição, em nada contribuirá com a educação de qualidade.
E um dos fatores preponderantes para que isso aconteça é a formação do professor. Não que o professor, sozinho, dê conta de resolver as grandes mazelas nas quais se encontra a educação hoje, nem que vá impedir, com sua atuação, que se formem pessoas descomprometidas., mas pode, um professor egresso de escolarização qualificada, minimizar o número de educando sem consciência de seu lugar no mundo e de sua tarefa como construtor da hegemonia moral e social.
Para uma instituição conseguir resultados rápidos, precisos e permanentes em prol de uma educação de qualidade, no meu entender, deve preocupar-se com o conjunto humano atuante em seu meio: dirigente educacional, corpo docente, servidores (merendeira, pessoal da limpeza), enfim, todo quadro de funcionários da escola imbuído dos mesmos objetivos, ser um grupo que compartilhe da responsabilidade pela comunidade escolar. Esta instituição deve estar fundamentada nos conceitos de formação de valores, solidariedade, liberdade e democracia.
O estudo de "Os Quatro Pilares para a Educação do Século XXI" é muito interessante.
Vejamos o que afirma Henri Wallon sobre esse aspecto da educação:
"...se chegarmos verdadeiramente a esta reforma de ensino, que será talvez apenas um factor entre muitos outros, se conseguirmos com ela estabelecer a solidariedade íntima que deve existir entre todas as formas de trabalho, creio que ela poderia fazer muito não só pela reedificação do nosso país, mas igualmente para a clarificação das nossas idéias. Veremos, muito mais ampla e concretamente, em que consiste verdadeiramente o progresso humano, que não se limita a um progresso estritamente material. Existem condições materiais indispensáveis, mas que tornam possíveis todas as manifestações do gênio humano e que lhes estão estreitamente associadas. Se chegarmos a fazer do nosso ensino um microcosmos onde todas estas relações possam aparecer, teremos feito muito pela compreensão do homem pelo próprio homem". (WALLON, 1973, p 437)
Henri Paul Hyacinthe Wallon nasceu em Paris, França, em 1879. Graduou-se em medicina e psicologia. Fez também filosofia. Atuou como médico na Primeira Guerra Mundial (1914-1918), ajudando a cuidar de pessoas com distúrbios psiquiátricos. Em 1925, criou um laboratório de psicologia biológica da criança. Quatro anos mais tarde, tornou-se professor da Universidade Sorbonne e vice-presidente do Grupo Francês de Educação Nova – instituição que ajudou a revolucionar o sistema de ensino daquele país e da qual foi presidente de 1946 até morrer, também em Paris, em 1962. Ao longo de toda a vida, dedicou-se a conhecer a infância e os caminhos da inteligência nas crianças.
Fonte: http://www.portaleducacao.com.br/pedagogia/artigos/3932/pensando-na-qualidade-da-educacao-a-partir-do-conhecimento-de-os-quatro-pilares-da-educacao-do-seculo-xxi?_kt=8494173369&gclid=CMKp_ZT5rbICFYOc7QodEk0AnQ
Fonte: http://educarparacrescer.abril.com.br/aprendizagem/henri-wallon-307886.shtml
Ilustração: http://jnevolucao.blogspot.com.br/2008/04/os-quatro-pilares-da-educao.html
Postagem e adaptação: José Evânio
Coordenador do LEI II
Texto de Zuleide Blanco Rodrigues
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