Total de visualizações de página

sexta-feira, 5 de outubro de 2012

Mídias na Educação



Estamos vivendo em um mundo em constantes mudanças, que ocorreram principalmente nos últimos dez anos, pelos avanços científicos e tecnológicos, juntamente com as transformações sociais e econômicas, multiplicaram-se as formas como nos comunicamos, nos relacionamos com as pessoas, os objetos e com o mundo ao redor. Encurtaram-se as distâncias, expandiram-se as fronteiras. As novas mídias e tecnologias estão relacionadas com todas essas transformações, principalmente a parte que diz respeito a comunicação viabilizada através de sites e redes sociais.

Quando ouvimos falar em tecnologia, normalmente nos vem à cabeça a ideia de uma parafernália tecnológica, de forma que, não nos damos conta de que utilizamos diversas tecnologias que já estão incorporadas ao nosso dia a dia, como exemplo: uma caneta, um lápis, um talher, um par de óculos, um termômetro, um molho de chaves, entre outros.

Origem da Palavra Tecnologia
Do grego tekhno- (de tékhné, 'arte') e -logía (de lógos, ou 'linguagem, proposição').
Tecnologia é um termo usado para atividades do domínio humano, embasada no conhecimento de um processo ou no manuseio de ferramentas. A tecnologia tem a possibilidade de acrescentar mudanças aos meios por resultados adicionais à competência natural, ou seja, tem a finalidade de minimizar nossos esforços, proporcionando desta forma, uma evolução na capacidade das atividades humanas, desde os tempos antigos.

A sigla TIC (Tecnologias de Informação e Comunicação), especificamente, envolve a aquisição, o armazenamento, o processamento e a distribuição da informação por meios eletrônicos e digitais, como rádio, televisão, telefone e computadores, entre outros. Ela resultou da junção das tecnologias de informação, antes referenciadas como informática, e das tecnologias de comunicação, relativas às telecomunicações e à mídia eletrônica.
Nos dias atuais, tornou-se necessário criar espaços para a identificação e o diálogo entre várias formas de linguagem, permitindo que as pessoas se expressem de diferentes maneiras.
A linguagem, por si só, já constitui um instrumento de interação entre o pensamento humano e o seu meio. Essa comunicação pode ocorrer de modo direto ou pode ser mediada por outros instrumentos e ferramentas.
Considerando-se que o indivíduo se desenvolve e interage com o mundo utilizando suas múltiplas capacidades de expressão por meio de variadas linguagens constituídas de signos orais, textuais, gráficos, imagéticos, sonoros, entre outros, as mídias passam a configurar novas maneiras para os indivíduos ampliarem suas possibilidades de expressão, constituindo novas interfaces para captarem e interagirem com o mundo.
Com o advento do computador em rede, com a crescente importância de comunicação texto-áudio-visual e do acesso e utilização de informações em todos os campos, novas formas de combinação de aparatos tecnológicos foram viabilizadas, bem como surgiram novas nomenclaturas para referenciar as novas formas de comunicação e de aquisição, armazenamento, processamento, produção e distribuição de informação.


Adaptação de texto e postagem: José Evânio
Coordenador do LEI II
Arsênio Ferreira Maia


Nenhum comentário:

Postar um comentário