As TICs podem ser definidas como um conjunto de recursos
tecnológicos, utilizados de forma integrada, com um objetivo comum.
As TICs são utilizadas das mais diversas formas, na indústria (no
processo de automação), no comércio (no gerenciamento, nas
diversas formas de publicidade), no setor de investimentos
(informação simultânea, comunicação imediata) e na educação
(no processo de ensino aprendizagem, na Educação à Distância).
Através da internet, novos sistemas de
comunicação e informação foram criados, formando uma verdadeira
rede. Criações como o e-mail, o chat, os fóruns, a agenda de grupo
online, comunidades virtuais, web cam, entre outros, revolucionaram
os relacionamentos humanos.
Novas formas de integração das TICs são
criadas. Uma das áreas mais favorecidas com as TICs é a
educacional. Na educação presencial, as TICs são vistas como
potencializadoras dos processos de ensino – aprendizagem. Além
disso, a tecnologia traz a possibilidade de maior desenvolvimento –
aprendizagem – comunicação entre as pessoas com necessidades
educacionais especiais.
As TICs representam ainda um avanço na educação
a distância. Com a criação de ambientes virtuais de aprendizagem,
os alunos têm a possibilidade de se relacionar, trocando informações
e experiências. Os professores ou tutores tem a possibilidade de
realizar trabalhos em grupos, debates, fóruns, dentre outras formas
de tornar a aprendizagem mais significativa.
A democratização da informação, aliada a
inclusão digital, pode se tornar um marco dessa civilização.
Contudo, é necessário que se diferencie informação de
conhecimento. Sem dúvida, vivemos na Era da Informação.
Fonte:
http://www.infoescola.com/informatica/tecnologia-da-informacao-e-comunicacao/
Por Thais Pacievitch
Adaptação de texto e postagem:
José Evânio
Fotos: José Evânio
Coordenador do LEI II
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