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sexta-feira, 3 de agosto de 2012

Objetos Educacionais de Aprendizagem

Alunos e professores do Arsênio utilizando as novas tecnologias


Os objetos de Aprendizagem são recursos digitais que servem de ferramenta pedagógica para o professor. Eles são desenvolvidos por grupo de alunos, professores, pesquisadores e o seu uso em sala de aula, através do Laboratório Educacional de Informática, permite instigar a curiosidade dos estudantes e lançar desafios que estimulem o raciocínio. Encontramos objetos de aprendizagem para várias disciplinas, mas o que precisamos realmente reavaliar são as práticas tradicionais que tem se mantido, mesmo com a utilização de novas tecnologias. É necessário contextualizar o trabalho pedagógico desenvolvido e embasá-lo em um planejamento coerente e com objetivos claros.
É nesse aspecto que a  EEFM ArsênioFerreira Maia desenvolve projetos voltados para os alunos e neste mês de agosto vamos trabalhar os objetos educacionais de aprendizagem juntamente com os professores e alunos, visando aprimorar os conhecimentos aliado ao uso da tecnologia.
"A expressão objetos de aprendizagem pode ser entendida como recursos digitais que apresentam atividades multimídia, interativa, na forma de animações e simulações. São configurados como blocos de conteúdo educacional que podem apresentar uma certa independência, mas isso não pressupõe que não possam ser articulados a outros objetos. Esta configuração contribui, quando inserida numa proposta pedagógica, para romper com a ideia de construção de conhecimento numa perspectiva linear."

Os objetos de aprendizagem podem ser empregados pelo professor para:
Contextualização do tema curricular por meio de uma situação-problema.

Para os alunos, os objetos permitem:
Observação do fenômeno
Interação com a situação-problema
Interferência nos resultados observados

Repositórios de objetos
Correspondem a bancos de dados que armazenam metadados sobre objetos de aprendizagem e, em alguns casos, os próprios objetos. Através desses repositórios, é possível localizar, adicionar e obter os objetos para incorporá-los em nossa aplicação.

PROATIVA -Grupo de pesquisa e produção de ambientes interativos e objetos de aprendizagem

RIVED - Rede Interativa Virtual de Educação.




Fonte: https://sites.google.com/site/eduardadc/tecnologias-na-escola/objetos-de-aprendizagem

Foto: Erison

Adaptação e postagem: José Evânio
Coordenador do LEI II

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