Total de visualizações de página

terça-feira, 18 de dezembro de 2012

Alunos da EEFM Arsênio Ferreira Maia Aprovados na Fac.Cat.R.Sertão e UNP


Edna Mikaelly Rodrigues Sales - Psicologia - Fac.Cat.R.Sertão
Jerffeson Victor Souza Moura - Eng. de Petróleo e Gás - UNP
Priscylla de Freitas Fernandes - Direito - UNP
Saymon Matheus B. Pinheiro - Arquitetura e Urbanismo - UNP
Francisca Paloma Oliveira Saldanha - Engenharia Civil - UNP
Francisco Thiago Mota Lima - Direito - UNP
Ana Cristina Nobre Silva - Fisioterapia - UNP
João Paulo da Costa Vieira - Engenharia de Produção - UNP
Mizraim Bessa Teixeira - Eng. de Petróleo e Gás - UNP
Nathanaele Nogueira da Silva - Fisioterapia - UNP
Nayara Kelly da Silva Sousa - Direito - UNP
Thalita Tawhany Vieira Lima - Arquitetura e Urbanismo - UNP
Vânio Pinheiro Nunes Schlickmann - Engenharia Civil - UNP
Wanessa Kelly Gomes de Sousa - Fisioterapia - UNP
Lucas Aguiar Costa - Administração – UNP
Alessandro Vieira Nunes - Nutrição - UNP



A mais bela coragem é a fé que devemos ter na capacidade do nosso esforço.

Coelho Neto



Levantamento por sala e
Postagem: José Evânio
Coordenador do LEI II
EEFM Arsênio Ferreira Maia 


sexta-feira, 14 de dezembro de 2012

EEFM Arsênio Ferreira Maia - Alunos Aprovados na 1ª Fase


Bárbara Kércia Nogueira Guimarães - História - UECE
Gerliane Kelly de Sousa Coelho - Geografia - UECE
Roberta Pinheiro de Oliveira - Geografia - UECE
Tiago Silva de Mesquita - Biologia - UECE
Valdênio de Sousa Salgado - História - UECE
Francisco Ariel da Silva - Letras - UECE
Gerliane Maia Costa - Geografia - UECE
Maria Viviane Gomes Bezerra - História - UECE
Denise Pinto Silva – Letras - UECE
Elcilania Braúna da Silva Araújo - Matemática - UECE
Élida Braúna da Silva Lima - Matemática - UECE
Elliany Oliveira Lima - História - UECE
Katiana Braúna da Silva Lima - Matemática - UECE
Míriam Viviany Maria da Silva - Biologia - UECE
Andreza Oliveira Costa - Letras - UECE
Arislene Lima Macedo - Pedagogia - UECE
Maria Roberta Lima Roberto - Biologia - UECE
Mizraim Bessa Teixeira - Química - UECE
 


"A educação é a arma mais poderosa que você pode usar para mudar o mundo".

 Nelson Mandela

Levantamento por sala e
Postagem: José Evânio
Coordenador do LEI II
EEFM Arsênio Ferreira Maia

terça-feira, 20 de novembro de 2012

IV Feira Científica e Cultural - Equipe do Projeto “Alimentação Saudável”



Equipe reunida para IV Feira Científica e Cultural




Equipe e Orientador José Evânio

A movimentação na EEFM Arsênio Ferreira Maia já é intensa para deixar tudo pronto visando a IV Feira Científica e Cultural, alunos e professores preparam seus trabalhos para apresentarem a toda Comunidade Escolar. São muitos alunos envolvidos em pesquisas e montagens de suas apresentações que serão distribuídas pelas dependências da Escola.
Durante o mês de novembro, grande parte dos alunos utilizaram os Laboratórios Educacional de Informática (LEI) como suporte para suas pesquisas. Os Coordenadores do LEI Evânio e Evanildo, durante todo esse mês, estão apoiando os alunos em seus trabalhos, pois sabemos que a meta de uma Feira é propagar práticas que contribuam para a sociedade com desenvolvimento de ações que facilitem sua aplicabilidade no cotidiano das pessoas e também mostrar o que está sendo pesquisado e trabalhado em sala de aula pelos alunos e professores, mostrando que o ambiente escolar é capaz de transformar o ambiente onde se vive.
Partido desse princípio o Coordenador do LEI II José Evânio e os alunos do 2° Ano A, Erley Diangelys, Igor Cordeiro, Neuzimara Fabrícia, Kamila Nogueira, Thainara Chaves e José Helder, observando a alimentação dos alunos durante os intervalos de aula e sentindo a necessidade de intervir nessa realidade, passaram a desenvolver um projeto voltado para investigar e mudar essa realidade trabalhando o tema “Alimentação Saudável “ para apresentar alguns pontos pesquisados e expor os resultados trabalhados durante seis meses com os alunos da escola.


Postagem: José Evânio e Equipe - Erley Diangelys, Igor Cordeiro, NeuzimaraFabrícia, Kamila Nogueira, Thainara Chaves e José Helder
Coordenador do LEI II – José Evânio










IV Feira Científica e Cultural - Equipe do trabalho “A história dos jogos eletrônicos”







Jogos eletrônicos: simples passatempo?
Os jogos fazem parte do milionário mercado do entretenimento, concorrendo com a indústria do cinema de Hollywood em faturamento, efeitos especiais e gastos com publicidade.
A concorrência entre as empresas que lidam com os jogos eletrônicos obriga os profissionais da área a criar jogos cada vez mais sofisticados e reais. Segundo estudiosos os jogos influenciam os usuários a associar a violência que mostra nos games com a vida real como o que se, mostra nos jogos, fosse normal.
Partido desse princípio o Coordenador do LEI II José Evânio e os alunos do 2° Ano A, Francisco Jefesson, Lucas da Costa, José Alisson, Marcelo Barros e Francieudo Freitas, observando o interesse dos alunos e sentindo a necessidade de intervir nesse contexto, passaram a desenvolver um projeto voltado para investigar essa realidade, trabalhando o tema “A história dos jogos eletrônicos” para apresentar alguns pontos pesquisados e expor um trabalho relacionado a esse tema que foi desenvolvido durante quatro meses por estes alunos da escola. Os jogos estimulam o aprendizado, a coordenação motora e ajuda a aprender novos idiomas, todavia a violência ligada à eles continua sendo um ponto polêmico. Educação não é só transmitir conteúdo, é motivação. Além disso, os jogos eletrônicos ainda podem ser trabalhados em pontos mais específicos, se houver um projeto que aproveite suas potencialidades. Como Sim City 4, Stronghold, Warcraft, The Sims, Rooler Coaster, Red Alert, jogos que simulam a construção de cidades, reinos, parques, exércitos ou até famílias, enfim, jogos mais educativos. As pessoas podem procurar certos jogos com a intenção de aprender sobre um assunto que estuda como “Nilo”, que mostra mistérios do Egito, ou Stronghold que mostra os feudos e reinos da idade média.
Os jogadores acabam mexendo em várias telas e máquinas ao mesmo tempo estimulando o reflexo, ganhos na capacidade de memória, coordenação viso-motora, e criatividade.

Fonte:http://otagui.blogspot.com.br/
Postagem: José Evânio e Equipe - Francisco Jefesson, Lucas da Costa, José Alisson, Marcelo Barros e Francieudo Freitas
Coordenador do LEI II: José Evânio





 


terça-feira, 9 de outubro de 2012

Evolução no Desempenho


 

Escolas participantes do programa Mais Educação, com todos os estudantes matriculados no regime de tempo integral, apresentaram evolução significativa de desempenho na Prova Brasil. A constatação é de estudo da Secretaria de Educação Básica (SEB) do Ministério da Educação. O Mais Educação (PME) atende instituições de ensino com baixos indicadores de qualidade educacional localizadas em zonas de vulnerabilidade social. Contabilizadas todas as escolas que participam do programa, o desenvolvimento também foi melhor do que a média nacional.

As médias em português dos estudantes do quinto ano das escolas do PME com 100% das matrículas em tempo integral passaram de 164,19 em 2007 para 182,81 em 2011. Em matemática, de 180,71 para 201,87 no mesmo período. Nesse mesmo espaço de tempo, os estudantes do nono ano passaram de 227,31 para 238,62 em português e de 236,03 para 244,13 em matemática.

Em língua portuguesa, a diferença entre a média nas escolas do PME 100% integral e de todas as escolas públicas do Brasil, para estudantes do quinto ano, diminuiu de 7,21 pontos em 2007 para 2,68 em 2012, o que significa evolução. As médias em matemática dos estudantes do nono ano do ensino básico de escolas do PME 100% integral, que eram 4,53 pontos inferiores à média nacional em 2007, em 2011 foram 1,1 ponto superiores.
De acordo com a diretoria de currículos e educação integral da SEB, Jaqueline Moll, o programa Mais Educação é uma ação indutora que promove a ampliação efetiva da jornada escolar. “Nós nos habituamos a uma escola de quatro horas; o caminho que buscamos com o Mais Educação é aumentar o número de horas na escola, com um diálogo entre os conteúdos tradicionais e instrumentos e temas contemporâneos”, afirmou.

O
Mais Educação foi criado em 2007 para atender, inicialmente, 1.380 escolas que apresentavam os piores resultados no índice de desenvolvimento da educação básica (Ideb) e eram consideradas em situação de vulnerabilidade. De acordo com a proposta do programa, no turno oposto ao das aulas, os alunos têm acompanhamento pedagógico obrigatório. Contam ainda, com café da manhã, almoço e lanche. Os professores ajudam nas tarefas, tiram dúvidas e dão aulas de reforço, principalmente de português e matemática.

Este ano, o programa chegou a 32 mil escolas. Para os próximos anos, a perspectiva é de ampliação. “A meta é atender 60 mil escolas em 2014”, disse Jaqueline Moll. O orçamento é de R$ 1,5 bilhão, oriundos do Programa Dinheiro Direto na Escola (PDDE) e do Plano Nacional de Alimentação Escolar (Pnae).

Com o desenvolvimento do PME, o número de escolas com 100% das matrículas em tempo integral aumentou 178,9% — de 161 unidades em 2010 para 449 em 2011. O total de estudantes atendidos nessas escolas passou de 59.274 para 132.706 no mesmo período, o que significa aumento de 123,9%. “O programa permite que as escolas criem um ambiente favorável à permanência e ao aprendizado dos estudantes”, destacou Jaqueline.

Apenas os estados do Acre, Amapá e Sergipe não contam ainda com escolas com 100% de alunos matriculados no regime de tempo integral. 





Adaptação e postagem: José Evânio
Coordenador do LEI II
 

sexta-feira, 5 de outubro de 2012

Mídias na Educação



Estamos vivendo em um mundo em constantes mudanças, que ocorreram principalmente nos últimos dez anos, pelos avanços científicos e tecnológicos, juntamente com as transformações sociais e econômicas, multiplicaram-se as formas como nos comunicamos, nos relacionamos com as pessoas, os objetos e com o mundo ao redor. Encurtaram-se as distâncias, expandiram-se as fronteiras. As novas mídias e tecnologias estão relacionadas com todas essas transformações, principalmente a parte que diz respeito a comunicação viabilizada através de sites e redes sociais.

Quando ouvimos falar em tecnologia, normalmente nos vem à cabeça a ideia de uma parafernália tecnológica, de forma que, não nos damos conta de que utilizamos diversas tecnologias que já estão incorporadas ao nosso dia a dia, como exemplo: uma caneta, um lápis, um talher, um par de óculos, um termômetro, um molho de chaves, entre outros.

Origem da Palavra Tecnologia
Do grego tekhno- (de tékhné, 'arte') e -logía (de lógos, ou 'linguagem, proposição').
Tecnologia é um termo usado para atividades do domínio humano, embasada no conhecimento de um processo ou no manuseio de ferramentas. A tecnologia tem a possibilidade de acrescentar mudanças aos meios por resultados adicionais à competência natural, ou seja, tem a finalidade de minimizar nossos esforços, proporcionando desta forma, uma evolução na capacidade das atividades humanas, desde os tempos antigos.

A sigla TIC (Tecnologias de Informação e Comunicação), especificamente, envolve a aquisição, o armazenamento, o processamento e a distribuição da informação por meios eletrônicos e digitais, como rádio, televisão, telefone e computadores, entre outros. Ela resultou da junção das tecnologias de informação, antes referenciadas como informática, e das tecnologias de comunicação, relativas às telecomunicações e à mídia eletrônica.
Nos dias atuais, tornou-se necessário criar espaços para a identificação e o diálogo entre várias formas de linguagem, permitindo que as pessoas se expressem de diferentes maneiras.
A linguagem, por si só, já constitui um instrumento de interação entre o pensamento humano e o seu meio. Essa comunicação pode ocorrer de modo direto ou pode ser mediada por outros instrumentos e ferramentas.
Considerando-se que o indivíduo se desenvolve e interage com o mundo utilizando suas múltiplas capacidades de expressão por meio de variadas linguagens constituídas de signos orais, textuais, gráficos, imagéticos, sonoros, entre outros, as mídias passam a configurar novas maneiras para os indivíduos ampliarem suas possibilidades de expressão, constituindo novas interfaces para captarem e interagirem com o mundo.
Com o advento do computador em rede, com a crescente importância de comunicação texto-áudio-visual e do acesso e utilização de informações em todos os campos, novas formas de combinação de aparatos tecnológicos foram viabilizadas, bem como surgiram novas nomenclaturas para referenciar as novas formas de comunicação e de aquisição, armazenamento, processamento, produção e distribuição de informação.


Adaptação de texto e postagem: José Evânio
Coordenador do LEI II
Arsênio Ferreira Maia


terça-feira, 2 de outubro de 2012

Dispositivos Eletrônicos Vão Auxiliar Aprendizado de Surdos






Estudantes com deficiência auditiva das redes públicas de ensino contam com novo equipamento para facilitar o aprendizado. Trata-se de um conjunto formado por um pequeno chip emissor, na forma de microfone, usado pelo professor, e um receptor para o aluno. A experiência, inédita na rede pública, tem como objetivo ampliar ações de apoio a pessoas com deficiência.

O projeto-piloto para uso da nova tecnologia, iniciativa da Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização, Diversidade e Inclusão (Secadi) do Ministério da Educação, tem a participação inicial de 200 estudantes de 80 escolas das cinco regiões do país. “Queremos proporcionar um documento de orientações para expandir o atendimento. Esperamos, a partir de 2013, já atender a educação infantil”, explica a diretora de políticas de educação especial da Secadi, Martinha Clarete Dutra dos Santos. Segundo ela, este primeiro momento será de monitoramento e avaliação dos impactos pedagógicos para os estudantes.

As instituições de ensino foram selecionadas pelas secretarias estaduais de educação. Cada escola elegeu o professor que trabalhará com o equipamento. As unidades de ensino selecionadas, além de públicas, contam com salas de recursos multifuncionais implantadas, oferecem atendimento educacional especializado e têm, matriculados nos três anos iniciais do ensino fundamental, estudantes com deficiência auditiva usuários de aparelho de amplificação sonora ou com implante coclear.

Frequência — O dispositivo adota o sistema de frequência modulada (FM) para filtrar a voz do professor e eliminar os ruídos da sala de aula, de maneira a potencializar a acessibilidade acústica dos usuários de aparelhos de amplificação sonora e implante coclear (dispositivo eletrônico, parcialmente implantado, para proporcionar sensação auditiva próxima à fisiológica).

Com investimento de R$ 1,5 milhão, a pesquisa sobre a nova tecnologia foi desenvolvida pela Secadi em parceria com o Laboratório de Estudos do Comportamento Humano da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar) e com a Universidade de São Paulo (USP), câmpus Bauru. A evolução do processo nas escolas será acompanhada também por especialistas de outras instituições de educação superior.

Os 80 responsáveis pela implementação do projeto-piloto nas escolas selecionadas, além de pesquisadores das instituições de educação superior integrantes da experiência, participaram de curso de formação, nos dias 25 e 26 últimos. Promovido pelo MEC, o curso abrangeu a formação de pessoas que atuam na área de atendimento educacional especializado.



Imagem de Karin Strobel: presidente da FENEIS - PR, Pedagoga, especialista em áudio-comunicação e doutora em Educação

Postagem: José Evânio Almeida de Lima
Coordenador do LEI II
ArsênioFerreira Maia

quarta-feira, 19 de setembro de 2012

Semana Nacional de Trânsito



A Semana Nacional de Trânsito é comemorada em todo o Brasil a partir desta terça-feira (18) até a próxima terça-feira (25). No Ceará, o Detran marcará o evento com a realização de blitze educativas em rodovias estaduais e avenidas de Fortaleza, e abordagem de pedestres em praças, com o tema “A dor de um acidente pode durar para sempre. Não exceda a velocidade. Preserve a vida”.
O cantor Leonardo cedeu sua imagem gratuitamente ao Departamento Nacional de Trânsito – Denatran para ilustrar a campanha deste ano. O filho de Leonardo, o também cantor Pedro Leonardo, quase morreu em acidente de trânsito, em Minas Gerais, no dia 20 de abril passado, permanecendo por quase três meses hospitalizado.
Nas blitze educativas, as equipes do setor de Educação de Trânsito do DETRAN-CE distribuirão panfletos, saquinhos de lixo, para colocar na alavanca do câmbio, adesivos e brindes para crianças, com a marca da campanha. A ideia é mobilizar a sociedade para os cuidados no trânsito, respeitando a sinalização e as regras vigentes em todo o País, como respeitar os limites de velocidade, não dirigir quando beber, usar o cinto de segurança e os dispositivos de retenção de crianças, respeitar a faixa de pedestre, manter a licença do veículo e CNH em dia, e, ao conduzir moto,usar capacete e estar habilitado na categoria A.
O encerramento da Semana Nacional de Trânsito acontecerá na Escola de Educação para o Trânsito, na sede do DETRAN-CE, com a solenidade de entrega, às 9 horas, da premiação dos melhores desenhos realizados por alunos de escolas públicas e privadas que participaram das atividades lúdicas durante este ano, durante a visita guiada. Anualmente, na Escola de Educação para o Trânsito, em atividade desde 2009, cerca de 26 mil alunos aprendem a respeitar a legislação de trânsito, durante quase duas horas em que os futuros condutores brincam dirigindo veículos com controle remoto e dirigindo miniveículos em uma mini pista sinalizada, orientadas por monitores

Fonte: Assessoria de Comunicação do Detran-Ce

Postagem: José Evânio
Coordenador do LEI II
Arsênio Ferreira Maia

terça-feira, 11 de setembro de 2012

"Os Quatro Pilares da Educação do Século XXI."




Sabemos que "Os Quatro Pilares da Educação do Século XXI" devem ser utilizados em todas instituições de ensino comprometida com uma educação de qualidade. No entanto, não há regras para se obter sucesso quando se fala em educação sistematizada. Apesar de constituírem uma forma didática eficaz, os quatro pilares respondem positivamente quanto incluídos diretamente na ação pedagógica. Mas como isso ocorre? Investigando profundamente o que caracteriza cada termo e o que pode ser obtido na implantação desse conjunto.
A educação sistematizada precisa mergulhar no conhecimento de sua verdadeira função. Ao estudar os quatro pilares percebe-se a relação destes com as várias áreas de conformação do ser humano, quais sejam: a Psicologia, a Pedagogia, a Sociologia, a Biologia e, em especial, a Filosofia.
Mesmo sem nomeação, não há dúvidas de que o aprender a conhecer; aprender a fazer, aprender a conviver; aprender a ser abrangem grande parte do conteúdo das ciências citadas e, consequentemente, contribuem com a formação integral do ser humano.
Entretanto, o apropriar-se de um conhecimento e deixá-lo submerso na consciência, visando aflorar quando necessário mostrar erudição, em nada contribuirá com a educação de qualidade.
E um dos fatores preponderantes para que isso aconteça é a formação do professor. Não que o professor, sozinho, dê conta de resolver as grandes mazelas nas quais se encontra a educação hoje, nem que vá impedir, com sua atuação, que se formem pessoas descomprometidas., mas pode, um professor egresso de escolarização qualificada, minimizar o número de educando sem consciência de seu lugar no mundo e de sua tarefa como construtor da hegemonia moral e social.
Para uma instituição conseguir resultados rápidos, precisos e permanentes em prol de uma educação de qualidade, no meu entender, deve preocupar-se com o conjunto humano atuante em seu meio: dirigente educacional, corpo docente, servidores  (merendeira, pessoal da limpeza), enfim, todo quadro de funcionários da escola imbuído dos mesmos objetivos, ser um grupo que compartilhe da responsabilidade pela comunidade escolar. Esta instituição deve estar fundamentada nos conceitos de formação de valores, solidariedade, liberdade e democracia.
O estudo de "Os Quatro Pilares para a Educação do Século XXI" é muito interessante.
Vejamos o que afirma Henri Wallon sobre esse aspecto da educação:

"...se chegarmos verdadeiramente a esta reforma de ensino, que será talvez apenas um factor entre muitos outros, se conseguirmos com ela estabelecer a solidariedade íntima que deve existir entre todas as formas de trabalho, creio que ela poderia fazer muito não só pela reedificação do nosso país, mas igualmente para a clarificação das nossas idéias. Veremos, muito mais ampla e concretamente, em que consiste verdadeiramente o progresso humano, que não se limita a um progresso estritamente material. Existem condições materiais indispensáveis, mas que tornam possíveis todas as manifestações do gênio humano e que lhes estão estreitamente associadas. Se chegarmos a fazer do nosso ensino um microcosmos onde todas estas relações possam aparecer, teremos feito muito pela compreensão do homem pelo próprio homem". (WALLON, 1973, p 437)
 

Henri Paul Hyacinthe Wallon nasceu em Paris, França, em 1879. Graduou-se em medicina e psicologia. Fez também filosofia. Atuou como médico na Primeira Guerra Mundial (1914-1918), ajudando a cuidar de pessoas com distúrbios psiquiátricos. Em 1925, criou um laboratório de psicologia biológica da criança. Quatro anos mais tarde, tornou-se professor da Universidade Sorbonne e vice-presidente do Grupo Francês de Educação Nova – instituição que ajudou a revolucionar o sistema de ensino daquele país e da qual foi presidente de 1946 até morrer, também em Paris, em 1962. Ao longo de toda a vida, dedicou-se a conhecer a infância e os caminhos da inteligência nas crianças.

Fonte: http://www.portaleducacao.com.br/pedagogia/artigos/3932/pensando-na-qualidade-da-educacao-a-partir-do-conhecimento-de-os-quatro-pilares-da-educacao-do-seculo-xxi?_kt=8494173369&gclid=CMKp_ZT5rbICFYOc7QodEk0AnQ
 
Fonte: http://educarparacrescer.abril.com.br/aprendizagem/henri-wallon-307886.shtml
Ilustração: http://jnevolucao.blogspot.com.br/2008/04/os-quatro-pilares-da-educao.html
 
Postagem e adaptação: José Evânio  
Coordenador do LEI II
Texto de Zuleide Blanco Rodrigues







quinta-feira, 6 de setembro de 2012

EEFM ARSÊNIO FERREIRA MAIA – 47 ANOS DE SUCESSO





Parabéns a Escola Arsênio Ferreira Maia pelos seus 47 anos de serviço vocacionado, na direção da educação de qualidade, na busca da formação do cidadão crítico.
É para mim motivo de orgulho, pois me sinto envaidecido por ter sido, um de seus alunos e também protagonista desta história de sucesso, agora como professor.
O Arsênio Fereira Maia foi e é referência na nossa Limoeiro do Norte, na Região Jaguaribana e no Estado do Ceará, como uma Escola que prima pela qualidade do ensino.
Parabéns Gestão, Professores, Funcionários, Alunos, enfim... Parabéns FAMÍLIA ARSÊNIO!
Os meus mais sinceros votos e anseios de que essa propulsora e promissora casa de educação, continue trilhando os caminhos da formação de adolescentes, que com toda certeza, formarão a sociedade justa, equilibrada e ética que se almeja edificar.




Hoje, podemos afirmar com convicção, que a dedicação em se oferecer uma educação de qualidade, manifesta-se até nas coisas mais simples que nos propomos a fazer e o que nos move a cada dia, é a vontade, o desejo, os sonhos em oferecer aos nossos alunos o que há de melhor na área educacional.
Não poderíamos deixar de parabenizar, neste 05/09/2012 a todos os nossos colegas de trabalho, nossos ex-professores, todos aqueles que fizeram parte desta família e, parabenizar de uma forma ainda mais especial ao Diretor Everaldo Pereira, a Coordenadora Conceição, ao Coordenador Maurício e ao Secretário Heládio que fazem parte do Núcleo Gestor da Escola e desenvolvem um excelente trabalho para a comunidade escolar.
Parabéns Escola Arsênio Ferreira Maia.

Postagem: José Evânio
Coordenador do LEI II

quarta-feira, 29 de agosto de 2012

Jogos Eletrônicos Podem Auxiliar Nos Estudos

Jogos para videogames, computadores e celulares podem auxiliar no processo de aprendizagem escolar, mas devem evitar o tom muito didático, pois isso pode afastar o interesse dos alunos. “Os jogos comerciais oferecem um cenário muito interessante para a construção de aprendizagem, mas se a tentativa é usar os jogos só para ensinar ele vira uma coisa chata. O aluno joga uma vez e não joga mais”, afirmou Luciano Meira, professor de psicologia da UFPE (Universidade Federal de Pernambuco) e colaborador da OJE (Olimpíada de Jogos Digitais e Educação).

Meira acredita que o uso dos jogos serve para iniciar conversações entre alunos e entre alunos e professores sobre conteúdos da escola. Ele cita como exemplo os jogos desenvolvidos pela OJE, que usam a mecânica clássica dos games, mas com temáticas relacionadas aos estudos. “Os meninos adoram jogos de tiro, é uma mecânica clássica. Nós temos um jogo de tiro, mas, no nosso caso, a gente não atira nem em zumbi, atiramos em bactérias que estão atacando e destruindo o corpo humano. É um jogo de guerra, só que dentro do organismo. O aluno faz uma imersão pelos sistemas, como o circulatório e o nervoso, e isso inspira e familiariza o estudante com imagens da representação científica”, contou Meira.
Os Laboratórios Educacionais de Informática da nossa Escola trabalha também nessa perspectiva, pois durante o ano letivo, sempre estamos utilizando os objetos educacionais e nota-se um interesse muito grande nesses jogos educativos, por parte dos alunos.

Suellen Smosinski




Postagem e adaptação: José Evânio
Coordenador do LEI II


sexta-feira, 10 de agosto de 2012

Utilizando o Hagaque











Oi, Pessoal!

Hoje vou deixar aqui no Blog do LEI II, uma maneira muito interessante e divertida de trabalhar através de Histórias em Quadrinhos.


Todos conhecem o caráter lúdico das histórias em quadrinhos (HQs) e muitos a consideram uma forma de arte. Além de entreter, as HQs podem auxiliar no processo de ensino-aprendizagem dos mais diversos conteúdos, como geografia, matemática, história, português e língua estrangeira, além de ser uma excelente ferramenta para o trabalho com alunos.

Baseado nestas características positivas das HQs, surgiu a proposta de desenvolvimento do software Hagaque, um editor de histórias em quadrinhos com fins pedagógicos.

O HagáQuê foi concebido de modo a facilitar o processo de criação de uma história em quadrinhos por qualquer pessoa, mesmo que ainda seja inexperiente no uso do computador, mas com recursos suficientes para não limitar sua imaginação. E, como resultado do crescente uso , o software vem passando por um processo de redesign visando melhorar sua acessibilidade. O software foi desenvolvido pelo grupo de pesquisa do Núcleo de Informática Aplicada à Educação (Nied) da Unicamp/SP, é gratuito e pode ser baixado no computador para uso off-line.
O endereço é http://www.hagaque.cjb.net/
Nessa atividade iremos sugerir uma forma interessante de estimular a escrita, leitura e desenvolver a formação cidadã no aluno, através do Hagáquê.

Metodologia:

Os alunos pesquisam na internet sobre "Educação Fiscal" e suas principais vantagens em exigir a nota fiscal .
Assistem vídeos sobre o assunto.
Produzem suas histórias em grupo.
Objetivos:

Desenvolver o hábito de ler e despertar o interesse do aluno para exigir  os seus direitos.
Desnvolver habilidades de escrita, atavés da produção de textos.
Capacitar os alunos para utilização das ferramentas do software.

Durante o início  da atividade, no mês de Agosto , os alunos mostraram-se bastante motivados. A maioria está gostando de criar suas histórias em quadrinhos, achando a tarefa divertida e interessante. 



As histórias serão impressas e expostas em uma sala da Escola, por ocasião da Amostra de Informática, que será realizada em Outubro. Esperamos que os objetivos propostos sejam alcançados, mostrando que as tecnologias quando utilizadas com a finalidade de desenvolver saberes significativos pode ser uma excelente ferramenta! 




Fonte: http://juliana-tecnologianaeducacao.blogspot.com.br/2009/07/oi-pessoal-hoje-vou-deixar-aqui-no-blog.html
Adaptação de texto e postagem:
José Evânio 
Coordenador do LEI II

sexta-feira, 3 de agosto de 2012

Objetos Educacionais de Aprendizagem

Alunos e professores do Arsênio utilizando as novas tecnologias


Os objetos de Aprendizagem são recursos digitais que servem de ferramenta pedagógica para o professor. Eles são desenvolvidos por grupo de alunos, professores, pesquisadores e o seu uso em sala de aula, através do Laboratório Educacional de Informática, permite instigar a curiosidade dos estudantes e lançar desafios que estimulem o raciocínio. Encontramos objetos de aprendizagem para várias disciplinas, mas o que precisamos realmente reavaliar são as práticas tradicionais que tem se mantido, mesmo com a utilização de novas tecnologias. É necessário contextualizar o trabalho pedagógico desenvolvido e embasá-lo em um planejamento coerente e com objetivos claros.
É nesse aspecto que a  EEFM ArsênioFerreira Maia desenvolve projetos voltados para os alunos e neste mês de agosto vamos trabalhar os objetos educacionais de aprendizagem juntamente com os professores e alunos, visando aprimorar os conhecimentos aliado ao uso da tecnologia.
"A expressão objetos de aprendizagem pode ser entendida como recursos digitais que apresentam atividades multimídia, interativa, na forma de animações e simulações. São configurados como blocos de conteúdo educacional que podem apresentar uma certa independência, mas isso não pressupõe que não possam ser articulados a outros objetos. Esta configuração contribui, quando inserida numa proposta pedagógica, para romper com a ideia de construção de conhecimento numa perspectiva linear."

Os objetos de aprendizagem podem ser empregados pelo professor para:
Contextualização do tema curricular por meio de uma situação-problema.

Para os alunos, os objetos permitem:
Observação do fenômeno
Interação com a situação-problema
Interferência nos resultados observados

Repositórios de objetos
Correspondem a bancos de dados que armazenam metadados sobre objetos de aprendizagem e, em alguns casos, os próprios objetos. Através desses repositórios, é possível localizar, adicionar e obter os objetos para incorporá-los em nossa aplicação.

PROATIVA -Grupo de pesquisa e produção de ambientes interativos e objetos de aprendizagem

RIVED - Rede Interativa Virtual de Educação.




Fonte: https://sites.google.com/site/eduardadc/tecnologias-na-escola/objetos-de-aprendizagem

Foto: Erison

Adaptação e postagem: José Evânio
Coordenador do LEI II

terça-feira, 12 de junho de 2012

TECNOLOGIA


















Estamos na era da informática. O mundo prepara-se para o que todos já espera acontecer, o domínio dessa ferramenta para ajudar a resolver certas questões ou amenizar o trabalho da humanidade em diversos contextos e a inserção no mundo globalizado desse meio de comunicação e interação. A rapidez das mudanças em todos os setores da sociedade exige uma revisão didático-pedagógica do processo de ensino/aprendizagem e também a inclusão do nosso dia adia nesse processo. Sabemos que a educação tem a responsabilidade de preparar os cidadãos para viver um mundo em constante modificação e sendo assim exige pessoas aptas a atuarem ativamente, adaptando-se às novas tecnologias, sendo capaz de buscar por si mesmo o conhecimento. Diante disso, vem a pergunta: Será que estamos sabendo utilizar o computador, de modo a facilitar o nosso trabalho? Vamos refletir um pouco sobre esse assunto e logo em seguida deixe seu comentário a respeito de como você se saiu no Quiz sobre tecnologia. Você está mesmo por dentro da tecnologia ou precisa se aprofundar mais no assunto?

quinta-feira, 17 de maio de 2012

XIV de Geografia


O Curso de Geografia da Faculdade de Filosofia Dom Aureliano Matos (FAFIDAM) está promovendo a XIV Semana de Geografia com o tema “Para Pensar o Mundo Contemporâneo”, gerando a discussão sobre as possibilidades que a Geografia tem para colaborar com a sociedade como a formação de espaços de reflexão sobre desafios e avanços da ciência geográfica e também a socialização de experiências de atuação da Geografia no Baixo Jaguaribe e outras áreas do semi-árido, oportunizando a participação dos demais cursos da Fafidam, escolas e comunidade. Assim, espera-se que seja um evento que promova momentos de divulgação de pesquisas acadêmicas e de interdisciplinaridade entre as ciências.

Postagem: José Evânio
Coordenador do LEI II

sexta-feira, 4 de maio de 2012

Crack, fique distante dessa droga !!!

 O consumo do crack pode causar impactos profundos nas relações sociais e familiares do usuário. Quando o uso da droga se torna frequente, a pessoa deixa de sentir prazer em outros aspectos da vida, como o convívio com parentes e amigos. Toda a dinâmica familiar e social é afetada por esse comportamento, fragilizando os relacionamentos.
Segundo a psicoterapeuta familiar Eroy Silva, da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp), o uso abusivo do crack está associado ao isolamento, perda ou afastamento do trabalho, estreitamento do repertório social e problemas familiares como separações conjugais, deterioração da convivência e isolamento. “O usuário se afasta do círculo familiar e dos amigos e passa a maior parte do tempo sozinho consumindo a droga ou com pessoas que também fazem o uso. As relações são caracterizadas mais pelo consumo coletivo da droga do que por vínculos afetivos”, afirma.
No casal, a relação de cumplicidade e o cuidado com o relacionamento deixam de existir - a droga passa a ser o centro das atenções. “O usuário de crack não consegue se organizar, ter ritmo, ser constante. Além disso a depressão e a angústia o impedem de cuidar de outros e mesmo de estabelecer relações estáveis”, explica a psicóloga Raquel Barros, da ONG Lua Nova.
Neste sentido, o resgate das relações de apoio e/ou dos vínculos familiares é aspecto importante para o tratamento e a reinserção social do usuário.
O uso do crack tende a fragilizar todas as pessoas que fazem parte da vida do dependente e sentimentos como desespero, angústia e medo acabam por permear as relações familiares. “Diante da droga, muitas famílias acabam se escondendo e se culpando, pois têm de enfrentar mais problemas do que aqueles que já estão habituados a encarar. É um movimento que gera mais fragilidade e impotência e reforça ainda mais o espaço da droga na vida das pessoas”, acredita.
Ela ressalta, entretanto, que essas situações são muitas vezes causa e conseqüência do uso da droga. “Em relações frágeis, o uso do crack acaba potencializando a fragilidade e acentuando ainda mais as dificuldades que já existiam”, diz.
Por essas e outras mazelas causadas pelas drogas lícitas ou ilícitas, estamos concietizando sempre nossos jovens alunos da EEFM Arsênio Ferreira Maia para estarem atentos a esse grande mal que, iniciado esse  caminho, a volta é muito dolorosa, ou quase sempre nem existe volta.


Fonte: http://www.brasil.gov.br/enfrentandoocrack/home

Foto: http://blogmundopossivel.com.br/?p=3035 

Postagem e adaptação: José Evânio  - Coordenador do LEI II

 

TV ESCOLA - Nova Série

 

 

Os museus preservam entre suas paredes arte e história, novo e antigo, moderno e clássico. A série Conhecendo Museus, lançada nesta quinta-feira, 3, às 20 horas, no Espaço Parlamundi da Legião da Boa Vontade, em Brasília, transporta o espectador em um passeio por 52 museus brasileiros.

Realizada em coprodução entre a TV Escola do Ministério da Educação, Empresa Brasil de Comunicação (EBC), Fundação José de Paiva Netto (FJPN) e o Instituto Brasileiro de Museus (Ibram) do Ministério da Cultura, a série Conhecendo Museus terá 52 episódios de aproximadamente 30 minutos. Cada capítulo apresenta detalhes da vida de personagens singulares e notórios, e mostra objetos, obras de arte e documentos que fazem parte da memória brasileira.

Com uma linguagem moderna e ágil, que busca um diálogo direto com o público, as visitas aos museus são guiadas pela câmera que percorre salas, espaços e corredores como um visitante faria. A série mostra museus como lugares onde a cultura, história e a arte são elementos de aprendizado e reflexão.

Conhecendo Museus surgiu a partir de um conjunto de 15 documentários sobre museus de Minas Gerais, São Paulo e Rio de Janeiro que serviram como material de apoio didático nas escolas do Programa Mais Educação.

O episódio de estreia apresenta o Museu do Futebol, localizado no estádio do Pacaembu, em São Paulo, que será exibido pela TV Brasil na próxima terça-feira, 8. Na sequência, serão exibidos os programas sobre o Museu de Arte Moderna (RJ), no dia 15, o Museu Comunitário Lomba do Pinheiro (PR), dia 22, e o Museu das Bandeiras (GO) no dia 29 de maio.

Todos os programas serão veiculados pela TV Brasil-EBC e, a partir do segundo semestre de 2012, na TV Escola-MEC.  

 

 

Fonte: http://portal.mec.gov.br/index.php 

Foto: http://educa-tube.blogspot.com.br/2010/12/tv-escola-o-canal-da-educacao-mec.html

Postagem e adaptação: José Evânio - Coordenador do LEI II

 

 

 

quinta-feira, 26 de abril de 2012

Educação Especial - Inclusão

http://professorguilherme.net/libras.html


                                        
Há dez anos, a língua brasileira de sinais (libras) passou a ser reconhecida como meio legal de comunicação e expressão pela Lei nº 10.436, de 24 de abril de 2002. Passada uma década, observa-se maior inclusão de pessoas com deficiência auditiva nas escolas regulares.
Dominar a libras permite às pessoas com deficiência auditiva ter maior autonomia, independência social e cidadania. A política de educação inclusiva, adotada pelo Ministério da Educação, orienta os sistemas de ensino para garantia do ingresso dos estudantes com surdez nas escolas comuns, mediante a oferta da educação bilíngue, dos serviços de tradução e de interpretação de libras-língua portuguesa e do ensino de libras.
De acordo com a diretora de políticas de educação especial da Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização, Diversidade e Inclusão (Secadi) do Ministério da Educação, Martinha Clarete Dutra, o ensino da libras é parte do processo de organização do sistema de ensino inclusivo. “Para que a educação seja, de fato, um direito de todas as pessoas, é preciso que os sistemas de ensino identifiquem e atendam as especificidades educacionais dos estudantes”, disse a diretora.
Para a efetivação da educação bilíngue, o Ministério da Educação desenvolve programas e ações, em parceria com os sistemas de ensino. O curso de formação inicial de professores em letras-libras para promover a formação de docentes para o ensino de libras foi instituído por meio da Universidade Aberta do Brasil (UAB) e mantém 18 polos. Em 2010, mais dois cursos foram criados pelas instituições federais de Goiás e Paraíba, nas modalidades presencial e a distância.
O Instituto Nacional de Educação de Surdos (Ines) criou o curso de pedagogia bilíngue libras-língua portuguesa para expandir a educação inclusiva. Ele conta com a matrícula anual de estudantes surdos e ouvintes.
O Programa Nacional para a Certificação de Proficiência no Uso e Ensino da Libras e para a Certificação de Proficiência em Tradução e Interpretação da Libras-Língua Portuguesa (Prolibras) promove dois exames periodicamente. Um deles, voltado para o ensino médio e superior, certifica professores para a aplicação e o ensino da libras em sala de aula. Outro capacita profissionais em tradução e interpretação da libras. Até 2010, foram realizadas cinco edições do exame em todo território nacional e certificados 6.100 profissionais.
O panorama da inclusão nas escolas comuns da rede pública vem se modificando. O número de matrículas de estudantes que formam o público alvo da educação especial em classes comuns passou de 28% em 2003 para 74% em 2011. No mesmo período, o número de escolas de educação básica com essas matrículas passou de 13.087 para 93.641.

Postagem: José Evânio
Coordenador do LEI II

sexta-feira, 9 de março de 2012

II Prêmio Experiências Educacionais Inclusivas

educacao.rioverde.go.gov.br
O II Prêmio Experiências Educacionais Inclusivas - a escola aprendendo com as diferenças tem como objetivo promover, difundir e valorizar experiências escolares inovadoras e efetivas de inclusão escolar de estudantes com deficiência, com transtornos globais do desenvolvimento e com altas habilidades/superdotação, realizadas por gestores, educadores, professores e estudantes.
Nessa segunda edição, serão premiados Relatos de Experiências das escolas públicas de educação básica e das secretarias de educação; e, Textos Narrativos produzidos por estudantes dos anos finais do ensino fundamental e do ensino médio, matriculados nas escolas públicas brasileiras. Será, também, concedida Menção Honrosa à experiência inclusiva de educação infantil que se destacar.
As inscrições encerram-se em 16 de Março de 2012.
Mais Informações no site 
http://peei.mec.gov.br/

Postagem: José Evânio
Coordenador do LEI II

SEMANA DE PROVAS BIMESTRAIS


Teve início a semana de provas (08/03/2012 à 13/03/2012) da EEFM Arsênio Ferreira Maia, que são as avaliações finais do ano letivo de 2011.
Esperamos que todos os alunos logrem êxito e que o ano letivo de 2012, que se aproxima, seja enfrentado com muita responsabilidade, estudos e determinação, pois só assim, chega-se aos objetivos desejados.
Que todos, continuem com persistência, perseverança e que seus sonhos se transformem em realidade.

Postagem: José Evânio
Coordenador do LEI II

sexta-feira, 2 de março de 2012

Calendário OBMEP - 2012


Fonte: http://portal.mec.gov.br/index.php

Postagem:José Evânio

Coordenador do LEI II

 


Escola Amiga da Democracia


A Campanha de Alistamento Eleitoral nas Escolas é uma atividade do Programa Eleitor do Futuro que visa a incentivar o alistamento dos jovens de 16 e 17 anos. O Programa Eleitor do Futuro, coordenado pela Escola Judiciária Eleitoral do TRE/CE, tem por objetivo geral promover a educação política dos jovens na faixa etária de 12 a 17 anos de idade, dos estabelecimentos da rede de Ensino Fundamental e Médio do Estado do Ceará, estimulando-os ao exercício da cidadania e do voto consciente. Para participar, as escolas interessadas deverão se cadastrar previamente no respectivo cartório da zona eleitoral em que se situam. A EEFM Arsênio Ferreira Maia de Limoeiro do Norte – Ceará participou desse importante evento para a consolidação da democracia em nosso país, por esse motivo recebeu o Certificado “Escola Amiga da Democracia”.

Postagem: José Evânio
Coordenador do LEI II

quarta-feira, 22 de fevereiro de 2012

HOMENAGEM

A EEFM Arsênio Ferreira Maia Prestou uma homenagem ao inesquecível Professor Antônio Régis no dia 16/02/2012, por motivo de um ano de seu falecimento, durante a homenagem os alunos ouviram algumas de suas músicas preferidas, apreciaram algumas de suas obras como quadros, fotos, um livro de sua autoria, slides com sua trajetória e informações ao seu respeito feitas por professores que estavam no horário da homenagem, que aconteceu no turno da manhã e tarde com apoio da Rádio Escolar que tem à frente os Coordenadores dos LEI's Evânio e Evanildo. 

Postagem: José Evânio
Coordenador do LEI II

sábado, 11 de fevereiro de 2012

Show de Talentos



















O aluno José Alisson do 2° Ano B do turno da manhã fez uma apresentação com seu teclado durante o intervalo da sexta-feira dia 10/02/2012 no pátio da EEFM Arsênio Ferreira Maia. Na ocasião todos os alunos do turno prestigiaram seu talento artístico e alguns subiram ao palco para cantar, assim como, as professoras Sílvia Helena e Elizângela Rodrigues que também demonstraram suas habilidades artísticas e a cada nova apresentação os alunos e professores aplaudiam os novos talentos do Arsênio Ferreira Maia. Momentos como esse, servem para mostrar a autodisciplina, paciência, sensibilidade, coordenação e concentração que são exemplos de habilidades necessárias para que uma pessoa se torne bem sucedida na vida, e trabalho com a música faz parte do fortalecimento da autoconfiança e da satisfação pessoal, alem disso, contribui para memorização, a valorização do trabalho em equipe e o desafio de ultrapassar medos e assumir riscos. Agradecemos ao Alisson pela apresentação e todos que participaram desses momentos de interatividade entre alunos e professores. Aproveitamos para agradecer também ao Núcleo Gestor e dizer que esse evento teve o apoio da Rádio Escolar Professor Antônio Régis, da EEFM Arsênio Ferreira Maia, que tem como responsáveis pela mesma, os Coordenadores dos LEI’s José Evânio e Evanildo Pitombeira

Postado Por: José Evanio
Coordenador Do LEI II



sexta-feira, 3 de fevereiro de 2012

I Mostra de Informática Educativa de Limoeiro


No dia 26 de janeiro de 2012 realizou-se a I Mostra de Informática Educativa de Limoeiro do Norte, envolvendo as três Escolas Estaduais deste município, E.E.F.M. Arsênio Ferreira Maia, E.E.M.Lauro Rebouças de Oliveira e Centro de Educação de Jovens e Adultos - CEJA.
A Mostra foi realizada pelos Laboratórios Educacionais de Informática (LEIs) que tem como coordenadores no Arsênio, José Evânio e Evanildo Pitombeira, no Lauro Rebouças, Fábio Pitombeira e Júlio César e no CEJA Leidiane Martins.
O evento contou com o apoio dos Núcleos Gestores, professores, alunos, funcionário e do NTE Paulo Freire da 10ª CREDE, em especial das coordenadoras Eliana Oliveira Batista, Maria de Fátima Gonçalves Leitão e Monalisa de Paula Chaves .
A I Mostra de Informática Educativa teve um caráter multidisciplinar e foi realizada através de exposições de trabalhos, projetos, palestra e oficinas referentes às mídias educativas, tais como: Web Quest, Thinkquest, Issuu, Web Rádio, Hagáque, Criação de Blogs, Movie Maker, Jogos Educativos e Vídeos da TV Escola.


Aproveitamos para agradecer a todos que participaram, pois sabemos que, a sociedade necessita de avanços técnico-científicos e eventos com esse contexto pedagógico só vem enriquecer os conhecimentos da comunidade escolar. 

Postagem:José Evânio 
Coordenador do LEI II